Pernas cansadas: o que são, sintomas e como aliviar?
O termo “pernas cansadas” é frequentemente usado para descrever uma sensação de cansaço, desconforto e peso nas pernas, que pode ocorrer após ficar em pé ou andar por longos períodos de tempo. Essa sensação é comum e pode ser causada por vários fatores, sendo as alterações na circulação venosa e a ocorrência de varizes um dos principais. Veja como aliviar os sintomas.
Leia mais: Cirurgia para varizes: entenda quando ela é indicada e os seus tipos
Quais são as causas das pernas cansadas?
A sensação de pernas cansadas, aponta a Dra. Lidiane Rocha Brand de Vasconcelos, angiologista, geralmente aparece no final do dia. “A perna está pesada, quente, às vezes formigando”, detalha os sinais.
As causas principais são distúrbios na circulação venosa, como a presença de varizes, embora os sintomas possam ocorrer em estágios iniciais da doença, no qual ainda não há varizes visíveis. Além disso, sobrepeso, passar longos períodos na mesma posição, bem como uso de calçados que dificultam a circulação venosa podem contribuir para o quadro.
“O sangue sai do coração e vai para o corpo todo através das artérias, com o impulsionamento similar ao de uma bomba. No retornoas veias dependem da contração muscular das panturrilhas e da estrutura de válvulas internas venosas que fazem com que o sangue siga o fluxo em direção ao coração.”, explica a médica.
Como aliviar as pernas cansadas?
A musculatura da panturrilha (“a batata da perna”), tem um papel importante no alívio das pernas cansadas. Nesse sentido, reforçar esta musculatura com exercpicios como por exemplo, fazer caminhadas ou andar de bicicleta faz com que a musculatura tenha mais condição de auxiliar no retorno venoso, reduzindo os sintomas.
Além disso, é possível adotar algumas medidas para aliviar a sensação, como descansar com as pernas elevadas, usar meias de compressão, manter um peso saudável, adotar uma postura correta e escolher calçados apropriados. Mas, se o sintoma não cessar ou for acompanhado de outros sinais preocupantes, é aconselhável procurar um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada.
Diosmin Creme: como pode ajudar?
A Doença Venosa Crônica pode surgir em homens e mulheres a partir dos 20 anos. Entre seus sintomas estão o peso nas pernas e a sensação de inchaço. Diosmin Creme possui um conjunto de ativos, como a arnica, escina, bisabolol e vitamina E que ajudam a aliviar os sintomas, como as pernas cansadas e inchadas.
Na sua composição, seus ativos possuem propriedades venotônicas, anti-inflamatórias e anti- edematosas, além de proteger a barreira cutânea contra agentes que causam estresse diário.
Como utilizar?
O creme pode ser aplicado fazendo leves massagens e movimentos circulares, 2 vezes ao dia uma fina camada nas pernas e nos pés fazendo massagem na direção do pé até a perna ou coxa.
Clique aqui e conheça mais sobre o Diosmin Creme!
Fonte: Dra. Lidiane Ap. Rocha Brand de Vasconcelos, – Comissão de Flebologia Estética da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular da Regional São Paulo – SBACV-SP.