Perfuração do tímpano: entenda o que é, sintomas e o que fazer
Conhecido popularmente como tímpano, a membrana timpânica se encontra na orelha média, enquanto a cavidade timpânica está localizada entre essa região e a orelha externa. A última tem como função vibrar e amplificar o som que será transmitido pela cadeia ossicular. Assim, acontece o estimulo das células nervosas que captam as ondas sonoras levando-as para o cérebro. Entenda o que é a perfuração do tímpano, cuidados e o que fazer em caso de um incidente.
O que é a perfuração do tímpano?
A perfuração do tímpano pode acontecer por diversos motivos, desde acidentes caseiros, como o uso incorreto do cotonete, infecções, presença de bactérias e traumas – como casos de acidentes de carro ou até mesmo incidentes em casa.
Sintomas
Os sintomas da perfuração variam de acordo com o seu tamanho. Em alguns casos, por exemplo, as otites de repetição podem se desenvolver em episódios, o que acontece quando a perfuração da membrana favorece infecções.
O motivo se deve a uma abertura de um canal entre a orelha interna e externa, favorecendo a transição de germes ou até mesmo a proliferação de pele na região.
Assim, no caso de uma ruptura mínima da membrana, os sintomas podem ser leves ou imperceptíveis, mas também pode acontecer a saída de secreção do ouvido e a perda da audição, que pode ser leve, moderada ou grave.
O que fazer em caso de perfuração do tímpano?
Primeiramente, é importante evitar a entrada da água no ouvido, uma vez que ela pode aumentar a proliferação de bactérias e fungos na região. Junto com o acompanhamento médico, você pode utilizar um óleo de sua preferência – de amêndoa, por exemplo – e aplicá-lo em um algodão, colocando-o na parte externa do ouvido.
Vale ressaltar que esse processo deve ser acompanhado de um otorrinolaringologista e pode levar até 90 dias para terminar. Caso não funcione e a perfuração se torne crônica, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, chamada de timpanoplastia.
Como evitar a perfuração do tímpano?
Um dos principais pontos que ocasionam esse tipo de acidente é o costume de limpar o ouvido com cotonetes ou outras formas de higienização semelhantes.
De forma geral, a recomendação é não inserir nenhum tipo de objeto ou instrumento para limpeza no ouvido. Caso você esteja sentindo algum desconforto ou algo diferente na região, consulte um otorrinolaringologista.
Fonte: Dr. Fernão Bevilacqua, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo (HAS) – CRM: 143.759