Pegar friagem faz mal à saúde? Especialista esclarece dúvida
Não é de hoje que ouvimos que “pegar friagem” pode prejudicar a nossa saúde e nos deixar doentes. Mas, será que isso é verdade? A seguir, saiba mais e como se cuidar durante a época mais fria do ano.
Veja também: Afinal, qual a importância da vitamina C para a imunidade?
Pegar friagem pode favorecer infecções
A antiga crença faz sentido, de acordo com Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do hospital CEMA. “Existe uma relação entre a exposição a temperaturas baixas e a aquisição de doenças inflamatórias das vias respiratórias superiores. Quando a pessoa entra em contato com o clima muito frio, ocorre uma diminuição no aporte da secreção da imunoglobulina A, responsável pela primeira barreira contra agentes infecciosos”, diz.
Além de pegar friagem, adotamos outros hábitos que facilitam o aparecimento de doenças respiratórias. “No frio, ficamos mais tempo em ambientes fechados, utilizamos roupas guardadas há muito tempo, nos esquecemos de lavar as mãos com frequência (já que está frio, e não temos nenhum estímulo para lavá-las por causa do clima) etc”, explica o especialista.
Embora tais hábitos sejam nocivos para todos, a população acima de 65 anos e as crianças menores de 2 são as mais vulneráveis, de acordo com o médico.
O que fazer para evitar a ação do frio sobre a saúde
Não tem muito segredo: lave as mãos com água e sabão sempre. Seja antes das refeições, após utilizar transporte público ou ficar em contato com muitas pessoas (sobretudo doentes). Também é essencial usar máscara, caso esteja com alguma enfermidade respiratória (para evitar que outras pessoas se contaminem).
Vale lembrar de higienizar as blusas antes do uso, pois o tempo dentro do armário pode encher essas roupas de ácaro e outros micro-organismos causadores de alergias e outras doenças. Por fim, quando esfriar, não se esqueça do conselho dos pais e avós: ande sempre com um agasalho para não pegar friagem.