Quais são os benefícios para o corpo ao parar de fumar?
Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas só os benefícios para o corpo são inúmeros. De acordo com o médico Claudio Catharina, gestor de Cardiologia da Unidade Coronariana do Hospital Icaraí, o tabagismo ativa o sistema de recompensa do cérebro, por isso causa dependência tanto física quanto psicológica. “A nicotina é que se relaciona com a dependência. O efeito dessa substância no corpo acontece apenas 10 segundos depois da tragada”, complementa.
Mas é bom lembrar que, além da nicotina, o cigarro contém 4.500 substâncias e 60 delas são cancerígenas. Ou seja, os riscos para a saúde são imensos. Ainda segundo o médico, ¼ da população mundial fuma o suficiente para ter uma redução de até 15 anos da expectativa de vida.
Leia mais: Fumar cotonetes: conheça os riscos da nova moda do TikTok
Doenças relacionadas ao tabaco
Fumar causa inúmeros danos aos pulmões, à pele, ao cérebro, ao coração e outros órgãos. Além disso, aumenta em 20 vezes as chances de câncer de pulmão em homens, 10 vezes a chance de enfisema e em 4 vezes a chance de infarto. Mas não para por aí: o cigarro também é responsável por:
- 25% dos casos de AVC;
- 25% dos casos de infarto do miocárdio;
- 90% dos casos de câncer de pulmão;
- 30% de todos os casos de câncer;
- 85% dos casos de enfisema.
Benefícios para o corpo ao parar de fumar
Logo após vencer a batalha contra o tabagismo, iniciam-se mudanças positivas no corpo e no saúde em geral. Veja o que acontece:
1 dia sem fumar
Primeiramente, a pressão arterial e frequência cardíaca se estabilizam. Além disso, a quantidade de nicotina e monóxido no corpo diminui em 50%.
1 mês sem fumar
É mais fácil respirar, o que facilita a prática de esportes e tarefas simples do dia a dia, como subir escadas, por exemplo. Os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose também começam a apresentar melhoras.
1 ano sem fumar
Após 1 ano sem fumar, as chances de morte por infarto são reduzidas em 50%, além de melhora no paladar, o que pode gerar um aumento de peso. Do mesmo modo, a ansiedade pode diminuir significativamente.
Benefícios 5 anos após parar de fumar
Ao completar 5 anos sem cigarro, o risco de ter um AVC iguala-se ao de um não-fumante.
10 anos sem fumar
Caem significativamente as chances de desenvolver um câncer em qualquer parte do corpo.
15 anos sem fumar
As chances de morte por infarto igualam-se à de um não-fumante.
20 anos sem fumar
O risco de ter câncer no pulmão iguala-se aos não-fumantes.
Afinal, como parar de fumar?
Parar de fumarr não é uma tarefa simples. Por isso, procure apoio psicológico e familiar, e evite ficar perto de outros fumantes. Além disso, pratique atividades físicas, beba bastante água e alimente-se de maneira saudável. Se for preciso, procure um médico para fazer um tratamento com medicamentos.
Fonte: Dr. Claudio Catharina, gestor de Cardiologia da Unidade Coronariana do Hospital Icaraí, no Rio de Janeiro (RJ).