Pais idosos não querem ir ao médico? Saiba o que fazer

Bem-estar Equilíbrio
13 de Outubro, 2022
Pais idosos não querem ir ao médico? Saiba o que fazer

Se você tem pais idosos, sabe que levá-los ao médico pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Por mais que eles precisem de tratamentos específicos e um cuidado especial com a saúde, alguns fogem até de uma simples consulta de rotina.

Mas por quais motivos os idosos não querem ir ao médico?

O receio dos idosos de irem ao médico pode estar relacionado a diversos fatores. A Dra. Elina Kikuchi, médica da Vitat, listou os principais motivos para essa recusa:

  • Tomar remédios;
  • Fazer muitos exames depois da consulta;
  • Medo de descobrir doenças;
  • Medo de se internado;
  • Acreditar que não precisam ir ao médico e que a saúde está boa;
  • Mesmo com alguma condição, acreditam que não precisam de acompanhamento médico (como ocorre com portadores de doença de Alzheimer ou depressão).

Leia também: Etarismo: Como o preconceito afeta a saúde dos idosos

Como os filhos podem ajudar os pais idosos nessa situação?

De acordo com a Dra. Elina, o primeiro passo é encontrar um médico de confiança que saiba cuidar do idoso, como um geriatra. “Ele pode ajudar pois evita a necessidade de consultas, exames e medicações desnecessárias”, explica.

Além disso, o diálogo é muito importante para incentivá-los a cuidar da saúde. “Converse com os pais, informando sobre a importância de consultar um médico, mesmo sem sintomas, para prevenir doenças mais graves que são assintomáticas”, ressalta Dra. Elina.

Mas o respeito deve estar acima de tudo. Para a média entrevistada, se o indivíduo for lúcido e independente, o ideal é respeitar suas escolhas. No entanto, em alguns casos onde há presença de esquecimento, quedas frequentes e sintomas depressivos, é preciso levá-lo ao médico. 

“Podem ser utilizadas algumas estratégias, como por exemplo, marcar consulta para outro membro da família e levar o idoso como acompanhante, realizar consulta médica domiciliar ou até mesmo por telemedicina”, diz a médica.

Frequência de exames e consultas para idosos

Uma grande dúvida é sobre quando levar os pais idosos para realizar exames e passar em consultas de rotina. “Depende de cada caso, quais são as que os idosos possuem e se estas estão controladas ou não, além das queixas atuais e do estado funcional do indivíduo”, lembra Dra. Elina.

Por outro lado, a médica da Vitat ressalta que pessoas da terceira idade sem problemas de saúde devem procurar o médico geriatra pelo menos 1 vez ao ano. Enquanto aqueles com mais morbidades e queixas, precisam passar em consulta com mais frequência, determinada pelo médico que o acompanha.

Fonte: Dra. Elina, médica da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor