Pessoas otimistas tendem a dormir melhor, diz pesquisa

Bem-estar Sono
10 de Dezembro, 2019
Pessoas otimistas tendem a dormir melhor, diz pesquisa

Pessoas que costumam ser otimistas têm grandes chances de viver mais, possuem riscos menores de contrair doenças cardíacas, e até mesmo derrame. Além disso, o otimismo também está relacionado com a melhora do sono.

Quando as pessoas não dormem direito, acabam tendo um humor e pensamentos mais negativos, diminuição da resiliência. Entretanto, o otimismo está associado à melhora da capacidade de saúde restaurativa. 

Leia também: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

O que diz a pesquisa

Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mediu o otimismo em mais de 3.500 participantes adultos. Avaliando de um a cinco, o quanto eles concordam e discordam de afirmações específicas e declarações negativas.

Diante disso, pesquisadores descobriram que participantes que se declararam mais otimistas eram propensos a ter uma qualidade de sono melhor. Além de serem menos propensos a relatar casos de insônia e fadiga diurna, podendo dormir de seis a nove horas – quantidade recomendada de sono para adultos – tranquilamente.

Assim, se você estiver enfrentando problemas para dormir, considere tomar medidas para melhorar a maneira como pensa. Embora seja difícil ser otimista o tempo todo, existem formas de ajudar a gerenciar o estresse que afeta o seu humor e desencadeiam a insônia.

Sendo assim, se você tem uma perspectiva positiva, poderá se estressar com menos frequência ou menor grau de gravidade. E também ter mais facilidade para lidar com a tensão, tornando-o menos suscetível a lutas pelo sono.

Leia mais em: Como ser mais otimista

É possível optar por opções como a meditação, que irá melhorar seu humor, para poder lidar com a ansiedade e acalmar sua mente. Com isso, poderá mudar os hábitos de sono.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina