Pessoas otimistas tendem a dormir melhor, diz pesquisa
Pessoas que costumam ser otimistas têm grandes chances de viver mais, possuem riscos menores de contrair doenças cardíacas, e até mesmo derrame. Além disso, o otimismo também está relacionado com a melhora do sono.
Quando as pessoas não dormem direito, acabam tendo um humor e pensamentos mais negativos, diminuição da resiliência. Entretanto, o otimismo está associado à melhora da capacidade de saúde restaurativa.
Leia também: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade
O que diz a pesquisa
Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mediu o otimismo em mais de 3.500 participantes adultos. Avaliando de um a cinco, o quanto eles concordam e discordam de afirmações específicas e declarações negativas.
Diante disso, pesquisadores descobriram que participantes que se declararam mais otimistas eram propensos a ter uma qualidade de sono melhor. Além de serem menos propensos a relatar casos de insônia e fadiga diurna, podendo dormir de seis a nove horas – quantidade recomendada de sono para adultos – tranquilamente.
Assim, se você estiver enfrentando problemas para dormir, considere tomar medidas para melhorar a maneira como pensa. Embora seja difícil ser otimista o tempo todo, existem formas de ajudar a gerenciar o estresse que afeta o seu humor e desencadeiam a insônia.
Sendo assim, se você tem uma perspectiva positiva, poderá se estressar com menos frequência ou menor grau de gravidade. E também ter mais facilidade para lidar com a tensão, tornando-o menos suscetível a lutas pelo sono.
Leia mais em: Como ser mais otimista
É possível optar por opções como a meditação, que irá melhorar seu humor, para poder lidar com a ansiedade e acalmar sua mente. Com isso, poderá mudar os hábitos de sono.