Orientação vocacional: Entenda a importância

Bem-estar Equilíbrio
05 de Outubro, 2020
Orientação vocacional: Entenda a importância

Escolher que graduação cursar e qual profissão você deve seguir pelo resto da vida não é uma tarefa fácil. Isso porque os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho têm diversas opções para escolher. Por isso, é fundamental realizar orientação vocacional.

A orientação – ou teste – vocacional desempenha um grande papel no futuro dos jovens que estão numa fase de incerteza. Assim, são utilizadas ferramentas que agregam o conhecimento da atuação dos profissionais de cada curso com a personalidade do estudante.

Dessa maneira, a orientação vocacional envolve informações sobre as características de cada profissão, e como você se sentiria atuando em cada uma delas. 

Apesar de os testes da internet ajudarem, a orientação vocacional deve ser aplicada por profissionais, pois a interpretação feita por um psicólogo será mais segura.

Benefícios

Embora pareça ser apenas um exame avaliativo, a orientação vocacional também traz vários benefícios:

Contribui para o autoconhecimento

Ao sair da escola, os adolescentes ainda têm muitas questões em mente, afinal, é o futuro que está em jogo. No entanto, nem sempre eles estão preparados para tomar decisões tão importantes. 

Por isso, o processo de orientação vocacional ajuda o estudante a ter autoconhecimento, entendendo mais sobre sua personalidade e quais são suas habilidades.

Ajuda a identificar habilidades pessoais

As habilidades essenciais para exercer cada profissão variam muito. Por exemplo, para ser psicólogo, é fundamental ter compreensão e saber se comunicar de forma clara e objetiva.

Nesse sentido, com os testes vocacionais será possível de descobrir quais são as competência que você possui e se elas realmente são adequadas para determinada profissão.

Leia também: Jovens e homens são os mais afetados pela solidão, diz estudo

Identifica opções de carreira

O orientador tem como função indicar o maior número de informações sobre as tarefas de cada profissão detalhadamente. Além disso, o orientador também deve apresentar novas opções para o  jovem, dando uma perspectiva diferente de como suas capacidades podem ser utilizadas.

Após entender suas habilidades e características com a ajuda do orientador, o jovem ficará mais apto para eliminar algumas profissões e aos poucos identificar qual carreira é mais adequada. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!