Orientação vocacional: Entenda a importância

Bem-estar Equilíbrio
05 de Outubro, 2020
Orientação vocacional: Entenda a importância

Escolher que graduação cursar e qual profissão você deve seguir pelo resto da vida não é uma tarefa fácil. Isso porque os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho têm diversas opções para escolher. Por isso, é fundamental realizar orientação vocacional.

A orientação – ou teste – vocacional desempenha um grande papel no futuro dos jovens que estão numa fase de incerteza. Assim, são utilizadas ferramentas que agregam o conhecimento da atuação dos profissionais de cada curso com a personalidade do estudante.

Dessa maneira, a orientação vocacional envolve informações sobre as características de cada profissão, e como você se sentiria atuando em cada uma delas. 

Apesar de os testes da internet ajudarem, a orientação vocacional deve ser aplicada por profissionais, pois a interpretação feita por um psicólogo será mais segura.

Benefícios

Embora pareça ser apenas um exame avaliativo, a orientação vocacional também traz vários benefícios:

Contribui para o autoconhecimento

Ao sair da escola, os adolescentes ainda têm muitas questões em mente, afinal, é o futuro que está em jogo. No entanto, nem sempre eles estão preparados para tomar decisões tão importantes. 

Por isso, o processo de orientação vocacional ajuda o estudante a ter autoconhecimento, entendendo mais sobre sua personalidade e quais são suas habilidades.

Ajuda a identificar habilidades pessoais

As habilidades essenciais para exercer cada profissão variam muito. Por exemplo, para ser psicólogo, é fundamental ter compreensão e saber se comunicar de forma clara e objetiva.

Nesse sentido, com os testes vocacionais será possível de descobrir quais são as competência que você possui e se elas realmente são adequadas para determinada profissão.

Leia também: Jovens e homens são os mais afetados pela solidão, diz estudo

Identifica opções de carreira

O orientador tem como função indicar o maior número de informações sobre as tarefas de cada profissão detalhadamente. Além disso, o orientador também deve apresentar novas opções para o  jovem, dando uma perspectiva diferente de como suas capacidades podem ser utilizadas.

Após entender suas habilidades e características com a ajuda do orientador, o jovem ficará mais apto para eliminar algumas profissões e aos poucos identificar qual carreira é mais adequada. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra