Olho de Natal: doença faz os olhos ficarem esverdeados

Saúde
09 de Fevereiro, 2023
Olho de Natal: doença faz os olhos ficarem esverdeados

Na Austrália, uma doença chamada “Christmas Eye”, ou “Olho de Natal”, se espalhou nas zonas rurais e intrigou curiosos. Isso porque a condição causa uma mudança na tonalidade dos olhos, que ficam esverdeados, e provoca dores intensas, visão turva e incômodo ao paciente. Apesar da aparência, a doença não costuma deixar sequelas. Continue lendo e entenda!

Veja também: Saúde dos olhos no verão: veja 6 dicas indispensáveis

“Olho de Natal”: entenda a doença que causa olhos esverdeados

Também conhecida clinicamente como “síndrome de Albury-Wodonga” ou “ceratite de ceifador”, a doença tem ligação com o trabalho agrícola — que conta com a presença de insetos e espécies nativas da Austrália. Geralmente, a condição aparece no verão australiano e, por isso, recebeu o nome de “Olho de Natal”. 

A doença foi identificada em 30 pessoas no leste da Austrália, e especialistas apontam que as dores extremas são comparadas às de um parto. Assim, o olho de natal é uma infecção nos olhos causada por uma espécie de besouro chamado orthoporus, que mede meio milímetro, ou seja, dificilmente é visto a olho nu.   

olho de natal

Reprodução: Instagram

Quando são esmagados, os besouros minúsculos expelem um composto tóxico chamado ‘pederina’ que, em contato com o olho, provoca bolhas na superfície ocular. Em seguida, os principais sintomas são a mudança da coloração dos olhos, incluindo a íris, e as fortes dores.

Especialistas apontam que, já que os insetos são pequenos — praticamente invisíveis —, a melhor forma de se proteger contra a infecção é utilizar óculos de proteção ao ar livre, especialmente em áreas rurais da Austrália.  

Tratamento da síndrome de Albury-Wodonga

Por fim, mesmo causando uma dor intensa, a enfermidade não impacta a saúde do paciente. A infecção reage bem a colírios anti-inflamatórios e antibióticos, e deixa o paciente dias após a contaminação. Assim, a toxina do besouro também não causa sequelas ao paciente. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Saúde

Pronto para a folia? Veja o que levar na mochila

Revisado por Fernanda Lancellotti | CRN3 29223 Para aproveitar o carnaval com disposição e segurança, alguns itens fazem toda a diferença. Com longas horas de folia,

Saúde

Dengue durante o carnaval: principais cuidados

Revisado por Laura Nogueira de Assis  | CRN 7681 O carnaval acontece em um período que exige atenção redobrada com a dengue.  A doença apresenta um

Saúde

Folia com segurança: 5 dicas para sua saúde

O carnaval é um dos períodos mais animados do ano, marcado por festas, encontros e muita diversão. Para aproveitar a folia com mais tranquilidade, alguns cuidados