O que é a histerectomia, cirurgia feita por Preta Gil?
A saúde de Preta Gil virou notícia desde que a cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino, em janeiro deste ano. Recentemente, Preta teve outra surpresa: um tumor no reto, que exigiu uma cirurgia complexa, incluindo a histerectomia total abdominal. O termo trouxe dúvidas entre os seguidores da filha de Gilberto Gil, que ainda está em recuperação no hospital.
Veja também: Novo teste de câncer propõe diagnóstico por meio da urina
O que é a histerectomia?
A histerectomia é o nome técnico para a cirurgia de remoção do útero, que pode ser parcial ou total, como o caso de Preta Gil. A intervenção pode ser feita em quadros de câncer de ovário, endométrio, colo do útero em fase inicial, prolapso uterino, endometriose grave, miomas e outras condições de saúde específicas.
No post em seu perfil do Instagram, Preta não explicou o motivo da retirada do útero. Contudo, a cirurgia também pode ter sido uma forma de prevenir que o câncer atingisse o órgão, por conta da proximidade com o tecido do intestino.
Tipos de cirurgia
Existem métodos diferentes para a realização da histerectomia, que dependem da causa cirúrgica. O procedimento pode ser aberto, que exige uma incisão maior do tecido, ou minimamente invasivo, como a laparoscopia ou robótica.
Estas duas últimas oferecem uma recuperação mais rápida à paciente, mas nem sempre é possível realizá-las se o diagnóstico for amplo e atingir outras partes do organismo.
Na condição de Preta Gil, é muito provável que ela tenha realizado uma cirurgia aberta, pois o foco era a extração do tumor localizado no reto. Por isso, o pós-operatório é mais delicado por causa da extensão do corte, que requer a internação por 48h ou mais, de acordo com o estado de saúde do paciente.
Efeitos “colaterais” da histerectomia
Por ser uma cirurgia que envolve a retirada total ou parcial do útero, a histerectomia impacta a fertilidade feminina. Sem o órgão, não é possível engravidar, tampouco menstruar. Além disso, a mulher pode entrar na menopausa, dependendo do tipo de histerectomia.
Por essa razão, o procedimento precisa de avaliação médica e a real necessidade da indicação, principalmente se a mulher estiver na idade fértil e deseja ter filhos.