O que é a hepatite misteriosa que acomete crianças?
Muitos pais estão, com razão, preocupados com as notícias de que um tipo de hepatite está acometendo crianças e adolescentes nos últimos tempos. Ainda não se sabe a causa desta hepatite, e por isso está sendo chamada de “misteriosa”, o que ajuda ainda mais a deixar pais aflitos. Vamos entender mais sobre isso.
O que é a hepatite?
Hepatite é uma infecção ou inflamação que ocorre no fígado. Em geral, a causa das hepatites são vírus. Até hoje se conhecem 5 tipos de vírus causadores de hepatite, designados por letras do alfabeto: A,B,C,D e E. Há vacinas – que estão no calendário de todas as crianças- contra as hepatites A e B.
E esta hepatite misteriosa? Qual a causa?
Não se sabe ainda. Em muitas crianças foi identificado um outro vírus, chamado Adenovírus tipo 41. Mas não em todas. Os pesquisadores acreditam que possa acontecer uma reação exagerada entre este vírus e o Sars Cov 2, que causa a Covid. Esta “reação” agrediria o fígado das crianças. Tudo isso, porém, ainda está em estudo. Até que tenhamos as respostas corretas, seguimos chamando esta hepatite de “misteriosa”.
Quais são os sinais de alerta?
Isso é importante saber. A hepatite começa em geral como uma doença viral: febre, dor de cabeça, mal estar, dor no corpo, vômito e diarreia. O diferencial das hepatites é que junto com estes sintomas surge a icterícia, que a cor amarela nos olhos e no corpo. Além disso, o xixi fica escuro -cor de chá mate- e as fezes ficam mais claras. Por isso, qualquer criança ou adolescente que apresentar estes sintomas deve ser avaliado por um médico.
Existe tratamento específico para esta hepatite?
Não. Não há nenhum tratamento específico. Algumas crianças necessitaram de transplante de fígado. Por isso é importante procurar o médico em qualquer suspeita de hepatite.
Como fazer para evitar a hepatite?
Algumas formas de hepatite podem ter transmissão fecal-oral. O vírus é eliminado nas fezes e entra em contato, geralmente pela água ou mãos contaminadas, com a pessoa susceptível. Por isso, lavar as mãos e ingerir água potável é sempre uma medida importante para garantir sua saúde.
Leia também: Vacina da gripe: esclarecendo dúvidas importantes