O que acontece se não comer depois do treino?
Seja para emagrecer ou ganhar massa muscular, para atingir os seus objetivos na academia, é essencial estar atento à alimentação. Mas muitos – pensando em reduzir o peso corporal – acabam deixando de comer depois do treino. Essa estratégia é um tanto quanto perigosa, pois nosso corpo precisa reabastecer os nutrientes perdidos durante o treino. E quando isso não acontece, surgem diversos problemas.
Além disso, o pós-treino é fundamental para recuperação e crescimento muscular. Assim, você precisa de nutrientes de boa qualidade para ajudá-lo nesse processo: carboidratos e proteínas na proporção ideal para reconstruir os músculos e recuperar o organismo.
Consequências de não comer depois do treino
- Hipoglicemia: um dos problemas mais recorrentes de quem pula o pós-treino é a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que gera sintomas nada agradáveis como por exemplo, tontura, náusea e até mesmo desmaio;
- Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga;
- Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular. Depois do treino, o nosso corpo precisa de proteína para estimular o crescimento. Desse modo, opte por alimentos ricos em proteína.
Leia também: Como amenizar a dor muscular pós-treino
O que comer depois do treino?
Alimentos ricos em proteínas
- 2 ovos: 15 g de proteínas
- 1 copo de iogurte desnatado: 5 g de proteínas
- 1 filé de frango: 25 g de proteínas
- 1 concha de feijão: 20 g de proteína
- 1 concha de lentilha: 20 g de proteína
- 1 dose de whey isolado : 25 g de proteína
- 1 copo de leite vegetal amêndoas ou coco : 5 g de proteína