O papel da mente para uma jornada mais leve e duradoura

Equilíbrio
02 de Fevereiro, 2026
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
O papel da mente para uma jornada mais leve e duradoura

Você já parou para pensar que toda mudança começa na mente?

Em uma jornada de emagrecimento, não é só o corpo que passa por transformações: as emoções, pensamentos e rotinas também mudam

Quando essas emoções e pensamentos se refletem em dificuldades para seguir com a alimentação recomendada ou em aderir às principais recomendações para o processo de emagrecimento, a psicoterapia pode ser uma importante aliada.

Equilíbrio emocional para resultados duradouros

As terapias mais eficazes são aquelas que ajudam a entender o que está por trás das escolhas e emoções que influenciam o emagrecimento.

Cada abordagem atua de um jeito, mas todas têm o mesmo objetivo: tornar o processo mais leve, consciente e sustentável.

Confira dois exemplos que podem fazer parte do processo:

  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): ajuda a identificar e mudar pensamentos e comportamentos automáticos que dificultam o tratamento, como a autocrítica e o “comer por emoção”. É uma das abordagens mais estudadas e eficazes para a perda e manutenção do peso.
  • Entrevista motivacional: foca em fortalecer a motivação e o comprometimento com o tratamento. Por meio de conversas acolhedoras, o profissional ajuda a pessoa a encontrar suas próprias razões para seguir o plano e manter o foco a longo prazo.

Com o apoio da terapia, independentemente da abordagem, é possível lidar melhor com as emoções, reduzir recaídas e construir uma relação mais saudável com o corpo e com o processo de emagrecimento.

Quando o psicológico influencia o corpo

Segundo uma revisão publicada na revista BMJ Open (2024), muitos fatores que dificultam o controle do peso estão ligados às emoções e ao comportamento — como o comer por ansiedade, o desânimo ou o medo de falhar. 

O acompanhamento psicológico oferece ferramentas para lidar com essas situações sem culpa, ajudando cada pessoa a encontrar o próprio  ritmo e motivações.

Para quem está em uso de medicamentos que atuam no apetite, esse apoio também contribui para ajustar expectativas, compreender as mudanças no corpo e manter o foco no bem-estar, e não apenas nos números da balança.

Cuidar da mente é parte do tratamento

Integrar o acompanhamento psicológico à rotina de cuidados é um passo essencial para quem busca resultados reais e sustentáveis. Ele amplia a consciência sobre o próprio comportamento e ajuda a construir uma relação mais gentil com o corpo e com o processo de mudança.

O apoio profissional é indispensável para tirar dúvidas e orientar cada pessoa de forma individualizada. Em caso de dúvidas, procure por um especialista para uma avaliação completa e personalizada.

Referência bibliográfica:

HAMER, Oliver; KUROSKI, Jennifer A.; BRAY, Emma P.; HARRIS, Cath; BLUNDELL, Amy; SCHNEIDER, Emma; WATKINS, Caroline. Psychological interventions for weight reduction and sustained weight reduction in adults with overweight and obesity: a scoping review. BMJ Open, v. 14, n. 12, art. e082973, 2024. DOI: 10.1136/bmjopen-2023-082973.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Recaídas fazem parte_ como retomar o foco sem culpa
Equilíbrio

Recaídas fazem parte: como retomar o foco sem culpa

Durante um processo de emagrecimento e reeducação alimentar, recaídas podem acontecer.  O mais importante — e desafiador — é entender que elas não significam fracasso, mas

Como lidar com as mudanças e um novo corpo (1)
Equilíbrio

Redescobrindo o corpo: como acolher as mudanças?

Você já se olhou no espelho e sentiu que a imagem refletida não acompanhava tudo o que você viveu até ali? Essa sensação é comum durante

genes da dislexia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Genes da dislexia: cientistas fazem descoberta inédita

Primeiro grande estudo sobre o tema mapeou 42 possíveis genes, o que pode abrir portas para novas pesquisas