Nistagmo: o que é a condição de membro da banda Black Eyed Peas
Hoje (11), a cegueira de um membro da banda Black Eyed Peas deu o que falar no Twitter. A postagem é de uma usuária que ficou surpresa ao descobrir que Apl.de.ap, uma das estrelas do grupo, é parcialmente cego. A condição do músico é chamada nistagmo, e o acompanha desde que nasceu. Após a repercussão do tweet, muitos fãs brasileiros ficaram intrigados, pois era um assunto desconhecido ao público.
Veja também: Melhores alimentos para a saúde dos olhos
O que é o nistagmo?
O nistagmo é um distúrbio que provoca movimentos muito rápidos e involuntários nos olhos. Com a repetição do gesto, a pessoa não consegue enxergar claramente. É o caso de Apl.de.ap, que precisa estar muito perto de algo ou alguém para enxergar melhor. Além disso, o cantor tem miopia, o que dificulta ainda mais a sua capacidade visual. Em imagens de shows da banda, é possível ver os demais integrantes guiando sutilmente Apl.de.ap durante as performances.
Tipos de nistagmo
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), há dois tipos básicos de nistagmo, que possuem diversas categorias ligadas a diferentes causas. O fator comum entre ambas é que elas provocam deficiência visual moderada a grave nos dois olhos desde o nascimento.
- Congênito: os primeiros sinais podem aparecer de seis semanas a meses de idade.
- Adquirido: a criança começa a fazer os movimentos repetitivos a partir dos seis meses de idade. Nesse caso, é importante ter apoio médico, pois pode ser um problema neurológico mais grave.
Causas
A princípio as causas são variadas. Albinismo, problemas na retina e no nervo óptico, miopia, catarata congênita e estrabismo são alguns fatores que provocam o nistagmo. Além disso, a criança pode ter sofrido com o efeito de algum medicamento usado pela mãe durante a gravidez. Outras razões são a síndrome alcoólica fetal e problemas na orelha interna (antigo ouvido).
Tratamento
Em geral, há medidas que podem amenizar a dificuldade de enxergar, como utilizar óculos, se a criança tiver miopia. Além disso, o oftalmologista pode prescrever medicamentos atuantes no sistema neurotransmissor. Outro cuidado, dependendo do caso, é utilizar lentes de contato rígidas.
Segundo a SBOP, é possível realizar a cirurgia do músculo ocular (do estrabismo) em algumas pessoas. No entanto, o procedimento nem sempre corrige o problema. “O objetivo da cirurgia é aliviar uma posição anormal da cabeça ou diminuir a amplitude do nistagmo. Às vezes, a cirurgia pode causar melhora da visão, mas não elimina completamente o nistagmo”, diz a sociedade.