Natação durante a gravidez: Conheça os benefícios

A gravidez pode ser uma fase de pouca mobilidade para algumas mulheres. Afinal, por conta do peso da barriga, é necessário lidar com vários incômodos — dor nas costas, por exemplo. A prática de atividades físicas durante o período de gestação é uma aliada, pois traz muitos benefícios. Entre tantos esportes, a natação durante a gravidez é uma ótima opção para quem gosta de água e piscina.

Dessa maneira, a natação é um dos exercícios mais recomendados para mulheres grávidas. Isso porque a água ajuda a amortecer todo o peso do corpo, permitindo que os movimentos difíceis possam ser realizados facilmente. 

No entanto, é necessário ter a orientação do seu ginecologista antes de começar a nadar. Nem todas as mulheres grávidas podem praticar a natação, pois o exercício é contraindicado para gestações de alto risco ou com chance de parto prematuro. Além disso, não é recomendado para quem apresenta placenta prévia, crescimento uterino atrasado, problemas vasculares ou dilatação do colo uterino.

Leia mais em: Natação: Conheça os benefícios e o gasto calórico da prática

Assim, se você estiver apta, também é importante realizar uma avaliação física antes de começar as aulas de natação.

Benefícios da natação durante a gravidez

Conheça os principais benefícios da natação para as mamães e os bebês:

Melhora o sistema cardiovascular

Por ser uma atividade aeróbica, a natação ajuda a melhorar o sistema cardiovascular e diminui edemas (acúmulo de líquidos). Além disso, o esporte melhora a circulação sanguínea, contribuindo para prevenir e tratar varizes e inchaços que surgem na gravidez.

A natação durante a gravidez aumenta a flexibilidade 

Nadar ajuda a melhorar a flexibilidade de seu corpo, e, consequentemente, a adquirir mais resistência física sem precisar de muito esforço.

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Não causa impacto

Um dos maiores benefícios da natação durante a gravidez é o fato de ser uma atividade física de baixo impacto.

Durante a gestação, o peso do corpo da mãe aumenta. Portanto, os exercícios feitos na água provocam o “amortecimento” do corpo todo.

Reduz o estresse

Sentimentos como estresse, tensão e ansiedade são comuns na gravidez. Por isso, buscar cuidar da saúde emocional é fundamental. Dessa forma, com a natação, isso é possível.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.