Por que os músculos tremem durante os exercícios?

Bem-estar Movimento
01 de Junho, 2020
Por que os músculos tremem durante os exercícios?

Já sentiu que seus músculos tremem mais que batedeira durante um exercício intenso? Antes de ficar assustado ou achar que é sinônimo de fraqueza, saiba que isso é tão comum quanto parece. Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico, idade ou sexo.

Os tremores musculares durante o exercício podem variar de tremor leve a extremo. Dessa maneira, pode ocorrer quando você está se exercitando ou quando os músculos estão em repouso.

Leia também: Exercícios que trabalham o corpo todo para fazer em casa

Além disso, também pode haver sintomas adicionais como cansaço, cãibras musculares e diminuição na muscular (a famosa massa magra). 

Por que os músculos tremem?

Os tremores musculares são causados por diversos fatores. Os músculos naturalmente diminuem e se alongam com a atividade física. Essas contrações acontecem normalmente, mas durante o exercício alguns músculos podem ficar fatigados, o que causa tremores. 

Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Dito isso, os músculos tremem quando um exercício é novo, se você aumentar a intensidade ou até mesmo caso se exercite por muito tempo sem fazer pausas. Além disso, nutrição inadequada, hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue e falta de hidratação também podem causar tremores.

Como prevenir tremores musculares

Para prevenir seus músculos de tremerem, o recomendado é se mover enquanto descansa entre um grupo ou série. Por exemplo, em vez de se sentar, ande ou mude para um grupo muscular diferente. Isso ajudará o tecido a se recuperar mais fácil de exercícios intensos. 

Por fim, você também pode diminuir gradualmente a atividade física, permitindo que sua frequência cardíaca retorne lentamente ao normal, por um período de cinco minutos. O que ajudará a reduzir tremores e fadiga.

Leia também: Melhores exercícios aeróbicos para fazer em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!