Por que os músculos tremem durante os exercícios?
Já sentiu que seus músculos tremem mais que batedeira durante um exercício intenso? Antes de ficar assustado ou achar que é sinônimo de fraqueza, saiba que isso é tão comum quanto parece. Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico, idade ou sexo.
Os tremores musculares durante o exercício podem variar de tremor leve a extremo. Dessa maneira, pode ocorrer quando você está se exercitando ou quando os músculos estão em repouso.
Leia também: Exercícios que trabalham o corpo todo para fazer em casa
Além disso, também pode haver sintomas adicionais como cansaço, cãibras musculares e diminuição na muscular (a famosa massa magra).
Por que os músculos tremem?
Os tremores musculares são causados por diversos fatores. Os músculos naturalmente diminuem e se alongam com a atividade física. Essas contrações acontecem normalmente, mas durante o exercício alguns músculos podem ficar fatigados, o que causa tremores.
Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa
Dito isso, os músculos tremem quando um exercício é novo, se você aumentar a intensidade ou até mesmo caso se exercite por muito tempo sem fazer pausas. Além disso, nutrição inadequada, hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue e falta de hidratação também podem causar tremores.
Como prevenir tremores musculares
Para prevenir seus músculos de tremerem, o recomendado é se mover enquanto descansa entre um grupo ou série. Por exemplo, em vez de se sentar, ande ou mude para um grupo muscular diferente. Isso ajudará o tecido a se recuperar mais fácil de exercícios intensos.
Por fim, você também pode diminuir gradualmente a atividade física, permitindo que sua frequência cardíaca retorne lentamente ao normal, por um período de cinco minutos. O que ajudará a reduzir tremores e fadiga.
Leia também: Melhores exercícios aeróbicos para fazer em casa