Mulher contraiu sarna na academia; como evitar essa situação?
Uma jovem mulher chamada Cintia Lima compartilhou um relato inusitado: no TikTok, ela conta que contraiu sarna após frequentar a academia.
A infecção de pele é bastante comum, e apenas o contato com alguém contaminado pode ser o suficiente para adquirir o problema. Mas, a pergunta é: é possível pegar sarna com facilidade no ambiente da academia?
Veja também: Paciente tem total remissão de câncer terminal e gera comoção
Mulher contraiu sarna por causa de imunidade baixa
@fly.cintia Eu só queria ficar g0stosona e fiquei foi toda lascada 🥲 . . #academia #infecçãonaAcademia #sarna #coceira #fitness #treino #foryou ♬ som original – Cintia Lima
Na rede social, a jovem comenta que as bolinhas cutâneas começaram a aparecer depois de sofrer uma queda na imunidade por causa de uma recente infecção urinária. No começo, Cintia acreditou que se tratava de uma leve alergia. Mas, com o passar dos dias, a irritação se espalhou para outras partes do corpo, causando coceiras intensas.
“Fui em uma farmácia e tomei uma injeção de antialérgico. Não adiantou, foi a mesma coisa que água”, fala em um trecho do vídeo. Preocupada, recorreu a uma médica alergista para avaliar o problema.
Ao observar a pele de Cintia, a médica questionou se ela se deitou em algum lugar. Na hora, a mulher pensou na academia. “Foi o único lugar que fui depois que cheguei de viagem e me lembrei do colchonete podre que me deitei para fazer abdominal”.
Com a constatação, a alergista concluiu que a mulher contraiu sarna, conhecida também como escabiose. Para o tratamento, Cintia utilizou dois antibióticos e antialérgico para combater a infecção de pele.
Durante os cuidados, a jovem informou que o processo de cicatrização “só ia ficando pior”, e que ficou com manchas em toda a perna, mesmo após três semanas do diagnóstico.
O caso de Cintia é uma situação atípica, mas que pode acontecer com qualquer um. Principalmente se o sistema imune está frágil e ainda há a exposição a uma superfície contaminada, como a do colchonete usado pela TikToker.
Como se prevenir?
Para evitar a contaminação pelo ácaro responsável pela sarna humana, é importante higienizar as áreas comuns a outras pessoas. Por exemplo, na academia, o ideal é desinfetar bancos e colchonetes com álcool 70%, ou alguma outra solução sanitizante específica para o ambiente.
Outra medida é tomar banho logo depois do treino, ao chegar em casa. Não descanse no sofá, na cama ou em outro lugar sem trocar de roupa, sobretudo se você suspeitar da higiene do local que estava antes.
Vale dizer que a academia não é o único vetor de transmissão da sarna. Transporte público, bancos, assentos de banheiro públicos e corrimãos, por exemplo, podem conter o ácaro que provoca os sintomas desconfortáveis da escabiose.
Logo, o uso frequente de álcool em gel nas mãos continua sendo uma medida de segurança não somente contra o Covid, mas contra outros problemas de saúde como a sarna.