Como melhorar o desempenho no treino com mindfulness

Bem-estar Equilíbrio Movimento
09 de Dezembro, 2020
Como melhorar o desempenho no treino com mindfulness

Para você ter o melhor desempenho no treino e obter os resultados desejados, é necessário ter o máximo de foco possível. Com o mindfulness esse caminho pode se tornar possível. O mindfulness – ou atenção plena – é uma técnica de meditação e exercícios que ensina a ter foco no presente. Ou seja, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. Assim, diminuir o volume da mente e contribui para a redução dos níveis de ansiedade e estresse.

Dessa maneira, quando nos concentramos nos exercícios que estamos fazendo, a qualidade do movimento melhora e, como resultado, o treino em geral também. Além disso, a concentração contribui para você obter mais  benefícios de cada exercício e de cada treino.

Leia também: Como usar mindfulness para tomar decisões 

Como utilizar o mindfulness para melhorar o desempenho no treino

Se você leu até aqui e deseja aplicar o mindfulness para melhorar o seu desempenho no treino, veja algumas dicas que podem ajudar:

Deixe o celular desligado

Desligar o celular ou qualquer outro dispositivo móvel que você tenha por perto é essencial, para que não ocorram distrações durante os exercícios.

Tenha um propósito para cada treino 

Todos que iniciam uma rotina de exercícios tem algum objetivo, seja perder peso, ganhar massa magra ou abandonar o sedentarismo. Contudo, isso não ocorre no primeiro dia de treinamento. Por isso,  é fundamental ter um propósito a ser atingido em cada treino, como forma de se concentrar. 

Desacelere para melhorar o desempenho no treino

O tempo de praticar exercícios físicos é único. Sendo assim, lembre-se de desacelerar, esquecendo de outros compromissos pessoais. Aproveite cada minuto e cada movimento, concentrando-se em realizá-los da melhor maneira. 

Concentre-se na sua própria respiração

A respiração é o fator mais importante para a sobrevivência do ser humano, além disso, também é uma ótima ferramenta para reduzir o estresse e voltar para o presente. 

No treino pode ser comum sua mente se dispersar, portanto, se isso acontecer, feche os olhos e respire profundamente trazendo sua atenção de volta aquele momento. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente