Mindfulness com hipnose é eficaz para combater estresse

Bem-estar Equilíbrio
16 de Junho, 2020
Mindfulness com hipnose é eficaz para combater estresse

O mindfulness – ou atenção plena – é uma ótima opção quem deseja focar mais no presente. A técnica consiste em diminuir o volume da mente e prestar atenção no corpo. Além disso, quando combinado com a hipnose, pode combater o estresse, segundo um estudo.

A hipnoterapia é um conjunto de técnicas que utiliza a concentração e o foco para acessar informações internas, que permitem alterar condições e comportamentos indesejados. Como por exemplo: medos, fobias, insônia, depressão, estresse, dores crônicas, entre outros.

Como funcionou o estudo

O estudo publicado recentemente, feito pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, relatou que o uso da hipnose para alcançar os objetivos do mindfulness pode ter muitas vantagens.

A pesquisa contou com 42 pessoas com níveis de estresse elevados. Um grupo de participantes realizou sessões individuais semanais de uma hora, que incluía indução de hipnose e gravações em áudio de hipnose, que duravam cerca de 20 minutos. Cada gravação tinha sugestões para indução hipnótica, relaxamento e maior atenção. O segundo grupo não participou.

Dessa maneira, no final da pesquisa, o grupo que participou das sessões relatou uma grande diminuição no estresse e um aumento significativo no mindfulness. Em comparação, aqueles que não participaram das sessões não relataram diferença entre o nível de estresse antes e após o estudo.

Leia mais em: Hipnoterapia: O que é, como funciona e benefícios

“Combinar o mindfulness e a hipnoterapia em uma única sessão é uma opção valiosa para o tratamento da ansiedade e redução do estresse. Podendo ser mais efetiva em termos de tempo e mais fácil de usar” explicou Gary Elkins, diretor do Laboratório de Pesquisa em Medicina da Universidade. 

Por fim, o pesquisador conclui que os estudos futuros com maior número de pessoas podem ser mais abrangentes. 

https://open.spotify.com/episode/7ehZULOI1h3K1vnmy9Ms7v

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Suplementos de ômega-3
Alimentação Bem-estar

Suplementos de ômega-3 não ajudam a ganhar massa muscular

Pesquisadores concluíram que suplementos não promovem efeitos no ganho de massa muscular e de força

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado