Método Koan: Conheça a técnica de meditação
Diversas pessoas têm dificuldades em meditar por não conseguir manter a concentração, com o pensamento no futuro, passado ou nas preocupações diárias. Contudo, para atingir o estado pleno e aproveitar todos os benefícios da meditação é necessário ter foco. Com o Método Koan isso é possível. A meditação em si é essencial para reduzir os níveis de estresse. Assim, é um conjunto de técnicas de concentração para alcançar a plenitude emocional e mental.
O Método Koan é uma técnica que surgiu há cerca de 900 anos no Budismo Zen, no Japão, com o intuito de atingir a expansão da consciência, auxiliando no autoconhecimento e promovendo um estado meditativo através da reflexão sobre os Koans.
Mas, você deve estar se perguntando o que são os Koans. Este termo tem a ver com afirmações, perguntas e narrativas ou diálogos propositalmente enigmáticos.
Assim, eles proporcionam a percepção de que nem todo problema tem solução. Ou seja, a ideia principal da prática é que as pessoas consigam aprender a conviver com os enigmas de suas próprias vidas.
Como funciona o Método Koan
Para iniciar a prática do Método Koan, você deve estar em uma postura confortável e em um ambiente totalmente silencioso. Suas preocupações devem ser deixadas de lado e o seu corpo relaxado. A prática se dá na mente, portanto, é mais difícil que a atenção se disperse.
Sua atenção deve estar voltada ao Koan, seja numa afirmação, à resposta de uma pergunta ou à compreensão do ensinamento de um diálogo, por exemplo.
Desse modo, a mente irá se voltar para o enigma no Koan e aos poucos estará totalmente envolvida. Durante a sessão o indivíduo poderá alcançar o autoconhecimento, entendendo como os seus processos mentais funcionam. Por fim, a técnica também irá facilitar o alcance da atenção plena.
Leia também: Vícios emocionais: Entenda o que é e como se livrar
Benefícios
- Relaxamento, afastando qualquer tipo de perturbação;
- Mais atenção e concentração;
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Reduz os sintomas de depressão;
- Aumenta a criatividade;
- Melhora da qualidade do sono;
- Facilita o autoconhecimento.
Leia também: Meditação zazen: O que é e como praticar