Mesentério: o que é, onde fica e principais funções
O mesentério é uma espécie de dobra do peritônio, ou seja, uma película que recobre todo o abdômen e os órgãos da região digestiva. Assim, ele está relacionado com o intestino delgado, pois ajuda no bom funcionamento deste órgão.
Boa parte dos médicos consideram que o mesentério seja um novo órgão por conta da função que exerce no organismo. Entretanto, não se sabe se ele possui uma função vital específica.
Onde fica?
O mesentério está localizado em uma parte totalmente interna do corpo, portanto, não pode ser visto a olho nu. Dessa maneira, faz parte do aparelho digestivo e abdominal, e principalmente do intestino delgado.
De forma geral, essa película fica espalhada em todo o abdômen, segurando as alças do intestino delgado, protegendo internamente os órgãos vitais.
Leia também: Infarto intestinal: o que é, sintomas e tratamento
Principais funções do mesentério
Responsável por dar a armação do intestino, o mesentério é revestido por artérias e veias que irrigam esse órgão e que garantem nutrientes essenciais para o sistema imunológico.
Além disso, ele é capaz de servir como um tipo de armadura natural do corpo humano. Basicamente, essa estrutura deixa o intestino na posição ideal para que não fique solto pela barriga. Ao mesmo tempo, o mesentério previne eventuais pancadas e traumas externos no intestino.
Quais doenças ele pode ter?
Assim como todos os órgãos do corpo humano, o mesentério pode passar por complicações internas. Sendo assim, a principal condição é a metástase, ou disseminação tumoral, que acomete especialmente a gordura localizada em torno do órgão e faz com que os linfonodos aumentem gradualmente.
Há também o risco de paniculite, um processo inflamatório do mesentério e que não está relacionado ao âmbito oncológico, mas sim, às infecções virais e bacterianas. Também pode ser ativada por meio de reações extremas de vacinas, mas são necessários mais estudos científicos para entender tal relação.
E por ser uma descoberta relativamente recente da ciência, espera-se que no futuro, sejam reveladas novas funções preventivas e complicações associadas a problemas de saúde abdominais por conta do mesentério.
Fonte: Vanessa Prado, cirurgiã do Aparelho Digestivo. Médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC).