Qual é a melhor postura para dirigir? Saiba mais
Na autoescola, logo no início, as pessoas aprendem que ao entrar no carro elas devem ajustar os bancos e os espelhos. No entanto, muitos esquecem de um fator super importante: a postura para dirigir.
Manter uma boa postura pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. Afinal, principalmente quem dirige por muitas horas, acaba adotando um mau posicionamento. Mas, como consequência, os músculos se sobrecarregam e causam dores e tensões.
De acordo com a Raquel Silvério fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos, quando dirigimos por um longo período em uma postura que não seja tão adequada, podemos sentir dores na região do pescoço que podem irradiar para os braços e mãos. Também pode surgir dor na região lombar e migrar para as pernas, causando, além da dor, formigamento.
Leia também: Amaxofobia: Saiba como perder o medo excessivo de dirigir
Postura correta para dirigir
A fisioterapeuta entrevistada ressalta que o ideal é alinhar o banco na altura correta para alcançar os pedais: “não deixe muito próximo para que não haja flexão excessiva do joelho, pois isso pode comprometer a articulação e o fluxo sanguíneo.”
Além disso, é importante ficar atento ao encosto. “Ele não deve ficar muito para trás, porque dessa maneira não conseguimos apoiar as costas e naturalmente ficamos com uma flexão da lombar muito grande e a cabeça projetada para frente. Um prato cheio para as dores nessas regiões”, afirma Raquel.
“Lembre-se de manter o encosto do banco próximo a 90 graus ou um pouco menos. Pode-se colocar uma almofada ou um rolinho de toalha na altura da cintura para darmos conforto”, finaliza.
Por último, não esqueça do mais importante: o cinto de segurança. Você deve posicioná-lo no meio do ombro, para evitar o risco de enforcamento em um possível acidente.
Fonte: Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos
Referência: Quatro Rodas