Melatonina ajuda com ansiedade?

Bem-estar Equilíbrio
14 de Outubro, 2019
Melatonina ajuda com ansiedade?

A melatonina é um hormônio que o corpo produz naturalmente. É sintetizado pela glândula pineal, uma parte do cérebro que controla os padrões de sono. Quando está escuro, o corpo produz mais melatonina e ajuda a adormecer. 

Melatonina também está disponível como um suplemento. Estudos clínicos demonstraram que esses suplementos podem ser eficazes no tratamento de problemas do sono.

Agora, pesquisadores também estão estudando o uso do hormônio para outros fins, incluindo melatonina para a ansiedade

O que dizem as pesquisas

A maioria das pesquisas em humanos que investigou a eficácia da melatonina para a ansiedade foi realizada em pessoas submetidas a um procedimento cirúrgico.

É comum que as pessoas se sintam ansiosas antes de uma cirurgia, e medicamentos que combatem a ansiedade, como benzodiazepínicos, geralmente são usados ​​para reduzir esses sintomas.

Em uma análise de estudos clínicos de 2015 com 774 pacientes, a melatonina foi comparada ao midazolam – um ansiolítico indutor do sono, ou a uma pílula de açúcar placebo quando administrada antes da cirurgia.

A maioria dos estudos analisados ​​descobriu que tomar melatonina funcionou melhor do que uma pílula placebo e teve aproximadamente a mesma eficácia que o midazolam para reduzir a ansiedade antes do procedimento.

Já um estudo de 2018 conduzido com 90 pacientes no Hospital Clínico do Rajastão, na índia, descobriu que a melatonina funcionava tão bem quanto o alprazolam, medicamento indicado no tratamento de transtornos de ansiedade.

No mesmo ano, uma pesquisa da Universidade de Ciências Médicas do Teerã, no Irã, constatou que a melatonina funcionou melhor que o oxazepam, um sedativo, para melhorar o sono e reduzir os sintomas de ansiedade.

Leia também: Como dormir melhor usando o Feng Shui

Como usar a melatonina para a ansiedade

Os suplementos de melatonina estão disponíveis em comprimidos que são tomados por via oral ou sublingual. A dose mais eficaz da melatonina para a ansiedade não está clara.

Os estudos clínicos usaram com sucesso doses de 3 a 10 miligramas (mg), geralmente tomadas antes da hora de dormir. Não foi demonstrado que doses mais altas funcionam melhor.

Possíveis efeitos colaterais

A maioria das pessoas que toma melatonina não apresenta efeitos colaterais problemáticos.

Quando ocorrem efeitos colaterais indesejados, geralmente são leves. Eles podem incluir:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Náusea
  • Dor de estômago
  • Erupção cutânea

Embora a melatonina possa causar sonolência, geralmente não prejudica o pensamento ou a coordenação como alguns medicamentos para ansiedade.

Como obtê-la

A procura pelo hormônio nos Estados Unidos é muito alta, tanto que o país comercializa a melatonina sintetizada e em forma de cápsulas para ser suplementada. Em qualquer farmácia, é possível encontrar a substância por causa do FDA (Food and Drug Administration)​, que não considera a melatonina um medicamento.

Aqui no Brasil as leis são um pouco diferentes, e só é possível obter a melatonina em farmácias de manipulação, com receita médica. Dessa forma, é mais fácil ajustar a dose mais adequada para cada indivíduo. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva