Medo dos domingos: maneiras de combater

Bem-estar Equilíbrio
26 de Setembro, 2022
Medo dos domingos: maneiras de combater

O domingo, para muitos, é um dia para colocar o sono em dia, assistir séries e filmes, encontrar os amigos ou se recuperar da ressaca. Mas para outros, quando o dia vai chegando ao fim, surge um sentimento de ansiedade e temor, também conhecido como medo dos domingos.

Não é de se surpreender que o domingo seja o dia mais “odiado” e “temido” da semana. Provavelmente, você já experimentou esse sentimento. Afinal, existem diversas razões para esse medo aparecer. 

Causas do medo dos domingos

De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pelo LinkedIn, 80% dos adultos relataram se preocupar com a próxima semana de trabalho. Pensar nas tarefas que foram deixadas para trás na sexta-feira e nos e-mails que precisam ser atualizados podem gerar ansiedade. 

Outro fator responsável por causar o medo dos domingos é passar – na maior parte do tempo – o fim de semana em frente ao computador. Mesmo que você navegue na internet apenas por lazer, pesquisas mostram que isso te deixa ansioso.

Além disso, o excesso de álcool e outras substâncias podem alterar o seu humor. Ou seja, se você exagerou na noite de sábado, essa pode ser a explicação para você estar “para baixo”.

Sintomas físicos do medo dos domingos

Apesar de não ser considerado uma síndrome grave e nem nada do tipo, especialistas afirmam que algumas pessoa pode experimentar sintomas de ansiedade, como:

  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Sudorese;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tremores;
  • Náusea;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça.

Como combater o medo dos domingos

Se você se identificou e percebeu que também tem medo dos domingos, separamos algumas dicas que podem ajudar a combatê-lo:

Antecipe suas tarefas

Antes de desligar o computador para curtir o fim de semana, certifique-se de que suas tarefas estão finalizadas, ao invés de deixar tudo para segunda-feira.

Assim, seus pensamentos não vão estar voltados ao trabalho e ao que você deixou de fazer. Caso você esteja em um projeto de longo prazo, tente concluir grande parte das tarefas, e as mais difíceis, se puder.

Leia também: Ansiedade: quais os sinais de alerta e como lidar com esta situação?

Faça algo que goste no domingo 

Crie planos para o domingo e faça cada um antes de o dia acabar. Assista aos episódios da sua série favorita e aquele filme que saiu do cinema recentemente. Você também pode optar por cozinhar uma refeição especial. Descansar faz bem para o seu corpo e mente.

Mime-se na segunda-feira de manhã 

Algumas estratégias podem ajudar a lidar melhor com a chegada da segunda-feira. Se der tempo, desfrute de um café da manhã na padaria e ouça um podcast a caminho do trabalho.

Visualize um domingo melhor 

Ao invés de ter pensamentos negativos, pare um pouco e imagine o dia seguinte com calma e tranquilidade. Assim você se acalma e, de quebra, aumenta a confiança.

Pratique exercícios

Sem dúvidas, a prática de exercícios físicos é importante a todo momento. É como se fosse um antidepressivo natural. Portanto, se a academia que você frequenta não abre de domingo, treine no conforto de sua casa.

Referências: Cleveland Clinic; The Atlantic

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino