Malformação fatal é revertida com cirurgia cerebral intrauterina

Gravidez e maternidade Saúde
08 de Maio, 2023
Malformação fatal é revertida com cirurgia cerebral intrauterina

Uma equipe de médicos do Boston Children’s Hospital e do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, fez a primeira cirurgia cerebral intrauterina – realizada com sucesso – no mundo. Os profissionais conseguiram reverter uma condição fatal, chamada malformação da veia de Galeno, ainda durante a gestação.

Os médicos identificaram a malformação quando a mãe estava com 34 semanas, através de uma ressonância magnética. 

Para realizar a cirurgia, os especialistas perfuraram a parte inferior do abdômen da mãe com uma agulha. Com o auxílio de um ultrassom, eles observaram o local e cortaram a parede uterina. Dessa forma, os cirurgiões fizeram um corte no cérebro do feto e implantaram uma bobina perto da artéria, que corrigiria a malformação. O procedimento foi bem-sucedido e durou cerca de 20 minutos. 

Assim, o parto foi induzido dois dias depois da cirurgia. “Temos o prazer de informar que, com seis semanas, o bebê está progredindo notavelmente bem, sem medicamentos, comendo normalmente, ganhando peso e voltando para casa”, explicou o Dr. Darren Orbach, cirurgião do Boston Children’s Hospital, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.

“Esta abordagem tem o potencial de marcar uma mudança de paradigma no tratamento da veia de malformação de Galeno”, disse Orbach.

Leia também: Guia da tentante: saiba como planejar a sua gravidez

O que é malformação da veia de Galeno?

A malformação da veia de Galeno é uma anomalia vascular rara que afeta o sistema nervoso central. Assim, a condição ocorre quando a veia de Galeno, responsável por drenar o sangue, não se desenvolve corretamente durante a formação do feto. Como resultado, o fluxo sanguíneo não é oxigenado adequadamente e o coração pode ficar sobrecarregado.

Desse modo, essa condição, que afeta um em cada 60.000 bebês, pode levar a sintomas como insuficiência cardíaca, falta de ar, inchaço e cianose (coloração azulada da pele e mucosas). Mas, em alguns casos pode haver comprometimento do desenvolvimento neurológico.

Referência: Daily Mail

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração