Mau hálito após o treino: Entenda o que pode ser
Já aconteceu de você ir para a academia, treinar pesado e, na hora de ir embora, colocou a máscara e sentiu um cheiro nada agradável vindo da sua respiração? O mau hálito após o treino é tão comum quanto parece, mas existem várias razões para isso acontecer.
Leia também: Refluxo e problemas dentais são as principais causas de mau hálito
Causas para mau hálito depois do treino
Como dito anteriormente, o mau hálito pode surgir por conta de muitos fatores. Assim, o principal é a falta de água no corpo durante os treinos. Pois a boca seca – sintoma da desidratação – contribui para o surgimento da halitose.
Quem busca ganhar massa magra deve optar por uma dieta rica em proteínas. No entanto, o mau hálito depois do treino também aparece quando há falta de carboidrato. Esse processo é chamado de Cetose e indica que o corpo está usando a estratégia errada para conseguir energia (ácidos graxos ao invés de glicose).
Os alimentos ricos em proteína, como carnes, ovos, leites, entre outros, favorecem a produção de saliva diferente. Consequentemente, há maior acúmulo de biofilme lingual (saburra), a chave para o mau odor na boca.
Além disso, muitas pessoas acreditam que praticar exercícios físicos em jejum é um método para perder peso. Mas isso também contribui para o mau hálito.
Dicas para evitar o mau hálito
O mau hálito – também conhecido como halitose – é incômodo e constrangedor, mas quando se torna algo recorrente, é necessário ter maior atenção. Nesses casos, é fundamental procurar um especialista para investigar as razões do odor ruim na boca.
Mas existem algumas dicas que podem ajudar. Veja abaixo:
- Alimentar-se a cada três ou quatro horas, em pequenas porções para que a salivação ocorra naturalmente;
- Busque comer diariamente frutas cítricas que estimulam o paladar com o sabor azedo;
- Consuma alimentos saudáveis e pouco calóricos como maçã, cenoura crua, folhas e castanhas. Assim, você tem um hálito fresco;
- Hidratar-se bem antes, durante e depois do treino;
- Tenha uma rotina de higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes e uso de fio dental, além de limpeza da língua com gaze e limpadores de língua.