Massagem facial: os cuidados ao seguir trends na internet
No TikTok, a massagem facial está no topo das pesquisas. Diversos vídeos ensinam movimentos para conseguir traços mais harmônicos. As hashtags #massagemfacial, #facemassage e #lifting somam mais de 80 milhões de visualizações, sendo que todos os vídeos com o mesmo objetivo: amenizar as linhas de expressão e remodelar o rosto. Mas há também muitos questionamentos sobre a eficácia real da técnica e também sobre a possibilidade de acelerar o aparecimento de rugas. Afinal, a massagem facial pode causar o envelhecimento precoce? Veja o que diz uma especialista no assunto.
Leia mais: Face taping: afinal, usar fitas adesivas no rosto diminui as rugas?
Massagem facial envelhece o rosto?
De acordo com a fisioterapeuta Ana Martha Dian, a massagem facial NÃO causa o envelhecimento precoce do rosto.
“O rosto, assim como o nosso corpo, tem músculos que precisam ser ativados e estimulados. Assim, os movimentos da massagem ativam a circulação sanguínea e ajudam a eliminar as toxinas. Dependendo do produto, é possível aumentar a oxigenação e os nutrientes, além de remover células mortas. Com os movimentos corretos da massagem é possível causar o efeito lifting imediato e também reduzir o acúmulo de líquidos, diminuindo o inchaço”, explica a especialista.
Cuidados com as trends da internet
Primeiramente, antes de seguir os virais na internet, é preciso cuidado. De acordo com Ana Martha, a automassagem pode ser uma boa saída, desde que se conheça os movimentos corretos. A especialista orienta que o melhor caminho é procurar um profissional qualificado na área.
“A massagem facial traz muitos benefícios, mas quando feita de forma errada, os movimentos podem provocar o efeito rebote, ou seja, pode agravar marcas de expressão, deixando a pele mais flácida e sensível. Somente um profissional com conhecimento em anatomia e fisiologia vai saber onde está o sistema linfático, os nódulos de tensão e várias manobras para estimular a circulação”, alerta a fisioterapeuta.
Ana Martha orienta que a técnica pode ser feita com frequência para um melhor resultado. “Assim como vamos à academia todos os dias, o rosto também deve ser exercitado. A frequência ideal é de 2 a 3 vezes por semana, principalmente para quem já tem rugas e linhas de expressão. O estímulo da circulação sanguínea oxigena os tecidos e melhora a textura da pele. Uma pele oxigenada é uma pele nutrida”, conclui.
Fonte: Ana Martha Dian, fisioterapeuta e criadora do método TopCorpus e TopFace.