Como saber se estou ganhando massa muscular ou gordura

13 de setembro, 2021

Ao iniciar os treinos na academia, é normal desejar resultados rápidos. Mas mesmo com os exercícios físicos em dia, o seu peso na balança não caiu? Isso pode ocorrer por dois motivos: você está ganhando massa muscular ou gordura. 

Saiba se você está ganhando músculo ou gordura

Os exercícios de força contribuem para o aumento de massa magra e, consequentemente, para o aumento de peso na balança. Isso porque a massa muscular pode até ter o mesmo peso que a gordura — ou seja, um quilo de músculo é o mesmo que um quilo de tecido adiposo. Contudo, a diferença é que a massa magra é bem mais compacta, e ocupa menos espaço no organismo.

Por isso, uma forma de descobrir se você realmente está perdendo peso é por meio das roupas ou da aparência do seu corpo. Observe se a flacidez diminuiu, se a pele está mais firme e se as roupas entram melhor. Isso quer dizer que seu corpo está trocando a gordura por músculos!

Dessa maneira, é importante não se prender totalmente à balança. Lembre-se de que o processo de emagrecimento não é tão rápido, e a alimentação também é um fator extremamente importante.

Leia também: Ganhar massa muscular ou emagrecer: O que fazer primeiro?

Como ocorre o ganho de massa muscular

O processo de ganho de músculos inicia com o estresse gerado pela contração muscular. Em seguida, ocorre o aumento do tamanho da fibra muscular – o que é chamado de hipertrofia. 

Nas primeiras semanas de treinos, ocorre a adaptação neural, quando surgem as dores musculares. Mas é no segundo mês que os resultados começam a aparecer: “Acontece um primeiro ganho de resistência, força ou flexibilidade muscular dependendo do objetivo do treino” explica Bianca Pichirilli, educadora física.

Já no 5º mês, é possível ver o aumento dos músculos e o alcance da hipertrofia. Nesse momento, dá para perceber a diferença entre antes e depois. “Porém, nessa fase, os treinos devem ser sempre ajustados, pois seu corpo irá estabilizar caso mantenha os mesmos estímulos” finaliza a especialista.

Assim, é importante enfatizar que para tornar o ganho de massa muscular mais rápido, você pode adotar algumas estratégias. No entanto, você deve ter a orientação de um educador físico.

Fonte: Bianca Pichirilli – educadora física formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo