Máscaras para Covid-19 voltam a ser recomendadas em SP

Saúde
01 de Junho, 2022
Máscaras para Covid-19 voltam a ser recomendadas em SP

O Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras para Covid em estabelecimentos fechados. Entretanto, a medida não é obrigatória, exceto em ambientes hospitalares e no transporte público, onde o uso do item de proteção é indispensável.

Em São Paulo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi revogada em 17 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela covid-19 no estado. Porém, os casos voltaram a subir, abrindo margem para uma possível quarta onda da pandemia.

Leia mais: Afinal, Covid causa inchaço? Saiba mais sobre sequela enfrentada por Joelma

Alta de internações

Desde o início de maio vem crescendo o número de internações causadas por infecções pelo novo coronavírus. No primeiro dia do mês, por exemplo, a média móvel de internações diárias estava em 170 por dia, mas ontem (31) chegaram a 404. Vale lembrar que em abril a média era de 146 internações a cada dia, ou seja, o menor número apresentado desde o início da pandemia de covid-19.

Desde fevereiro, o número vinha caindo de forma constante, mas no mês de maio, inverteu-se a tendência de queda. O pico de internações foi na segunda onda da pandemia, em março do ano passado, quando a média era de 3.381 internações por dia, e o Brasil iniciava a vacinação contra a covid-19. Neste ano, porém, o pico foi em janeiro, com média de 1.521 internações a cada dia.

Outros estados também recomendam a volta das máscaras para Covid

Nos últimos meses, a flexibilização do uso de máscaras para Covid-19 trouxe mais alívio à população brasileira. Hoje, o uso é raro, mas alguns estados exigem a máscara em transportes públicos, exemplo de SP. Apesar do poder de escolha sobre usar ou não o item na maioria dos locais abertos ou fechados, algumas cidades estão indo na contramão do livre-arbítrio, devido ao aumento de internações e infecções pelo Covid-19. Além de SP, é o caso da cidade de Londrina, localizada no estado do Paraná.

Veja também: Trombose e Covid-19: como o vírus influencia na circulação

Com o objetivo de frear o novo crescimento de casos, a cidade está reforçando o uso de máscara e a vacinação contra o Covid-19. O prefeito Marcelo Belinati decretou as medidas como orientação, especialmente em ambientes fechados. Ou seja, não é uma regra, mas é desejável que os cidadãos colaborem e redobrem os cuidados. “A recomendação para toda população é voltar a usar máscaras em locais fechados. No trabalho, escola, universidade e dentro do ônibus. Voltar a usar máscara, lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, para voltar a se proteger. Em um mês houve um aumento de mais de 200% no número de casos. E quem não tomou a vacina, que vá tomar, porque é muito importante”, frisou o prefeito.

Por que máscaras para Covid-19 podem voltar ao dia a dia de outros locais?

A flexibilização geral em vigor, que trouxe consigo a retomada de eventos e maior convívio social, associada às baixas temperaturas da época, podem ser as principais causas do aumento de casos de infecção por Covid-19. Por sua vez, a cidade de Londrina enfrenta um agravante extra: a baixa adesão do esquema vacinal, sobretudo a dose de reforço. De acordo com o boletim regional, a taxa de positividade, referente ao número de exames com resultado positivo, atingiu 33% no mês de maio, contra 46% em janeiro e 12% em março. Além de Londrina, há outras cidades adotando a mesma conduta de reforço para o uso de máscara. Para saber se o seu local de residência faz parte dessa mobilização, consulte o site da secretaria de saúde da cidade.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte