Máquina de secar esmalte pode danificar células da mão, diz estudo

Beleza Bem-estar Saúde
20 de Janeiro, 2023
Máquina de secar esmalte pode danificar células da mão, diz estudo

Secar o esmalte com a ajuda de uma máquina com luz de LED pode causar danos ao DNA das células humanas, de acordo com um estudo recém-publicado na revista científica Nature Communications.

Essas máquinas se popularizaram nos salões de beleza pois impedem que a unha borre em apenas dez minutos. Assim, para funcionarem, elas contam com lâmpadas de luz ultravioleta (UV) com baixa intensidade e espectro UV diferente do que as usadas em câmaras de bronzeamento artificial.

Segundo os pesquisadores da Universidade da Califórnia e de Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos, os raios emitidos pelo equipamento penetram facilmente na pele, podendo, assim, causar danos à saúde.

Leia mais: Blindagem de unhas: o que é, benefícios e contraindicações

Máquina de secar esmalte: o que o estudo descobriu?

Para testar os efeitos da luz, primeiramente os pesquisadores colocaram células humanas e de camundongos em placas de vidro dentro de uma máquina de secar esmalte. Assim, eles ficaram na máquina durante 20 minutos, em duas sessões separadas por uma hora de intervalo. Como resultado, cerca de 20% a 30% das células morreram ao final do experimento.

Em outro teste, eles expuseram células humanas e de camundongos à luz durante 20 minutos por três dias consecutivos. O resultado foi a morte de 70% das células. Na prática, as pessoas costumam passar cerca de dez minutos com os dedos dentro do equipamento a cada ida à manicure.

“Quando vi o efeito da radiação emitida pelo dispositivo de secagem de esmalte em gel na morte celular e que ele realmente transforma as células mesmo após apenas uma sessão de 20 minutos, fiquei surpresa”, disse a principal autora do estudo, Maria Zhivagui, em um comunicado.

Faltam estudos

Apesar de preocupante, o estudo não comprovou a relação da incidência da luz com o aumento do risco de câncer de pele. No entanto, mostrou que as células que permaneceram vivas após o período total de exposição ficaram com sinais de danos no DNA.

Agora, os pesquisadores querem fazer novos estudos, de longo prazo. Dessa forma, poderão entender se a frequência com que as pessoas vão ao salão de beleza podem aumentar este risco. Por precaução, eles sugerem que as pessoas apliquem protetor solar nas mãos antes de ir à manicure. Outra dica é utilizar luvas com buracos nas pontas dos dedos.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino