Mania de limpeza: o que é, sintomas, causas e tratamento
Varrer a casa, passar pano no chão, tirar o pó dos móveis. Quem não gosta de ter a casa limpa e organizada, não é mesmo? Existem pessoas, inclusive, que tem mania de limpeza. Mas apesar de parecer um hábito inofensivo, limpar a casa excessivamente pode ser prejudicial para a saúde.
Assim, quando falamos em mania de limpeza, é comum as pessoas associarem o hábito ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). De acordo com Priscilla Silvestre, jornalista e especialista em Psicologia Social, essa mania realmente consiste em um tipo de TOC, principalmente para quem já tem algum histórico familiar.
Dessa forma, essa mania está relacionada a limpeza da casa ou higiene pessoal várias vezes ao dia.
“A mania de limpeza sempre começa de forma considerada normal, mas vai se alastrando de forma em que a tarefa principal da pessoa seja limpar as coisas. Até uma simples chave de carro, por exemplo, vira objeto de limpeza, pois é uma grande fonte de bactérias, vírus e sujeiras”, explica a especialista.
Leia mais em: Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): O que é e sintomas
Até que ponto a mania de limpeza é saudável?
Segundo Priscilla, a mania de limpeza é saudável até o momento em que a pessoa realiza a higiene da casa, porém, mantém a sua rotina de forma normal. Quando a pessoa deixa de “viver”, rejeita convites ou procrastina outros feitos para fazer a limpeza, é um sinal de que o “asseio” já passou do ponto.
Sintomas da mania de limpeza
Para identificar a mania de limpeza, é importante estar atento aos sinais. Portanto, veja os principais sintomas abaixo:
- Rejeitar convites de eventos sociais, como festas de aniversário, por exemplo, para limpar a casa, pode ser um sinal caso isso interfira no convívio social da pessoa;
- Necessidade constante em verificar se tudo se encontra limpo ou no lugar;
- Não realizar eventos na própria casa, por acreditar que ela precisa estar sempre limpa;
- Presença de vermelhidão ou de feridas nas mãos, que indicam a constante necessidade em lavar e desinfetar repetitivamente as mãos;
No entanto, é importante ressaltar que não existem “sintomas” da mania de limpeza porque não se trata de um diagnóstico.
Causas e tratamento
Não se sabe a causa exata deste tipo de comportamento. Contudo, existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno:
- Estresse ou experiências traumáticas;
- Alterações de substâncias químicas no cérebro, como a serotonina;
- Depressão;
- Ansiedade.
Por fim, o mais recomendado é que o tratamento seja feito com o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra, que saberão como lidar com a situação.
Fonte: Priscilla Silvestre, jornalista e especialista em Psicologia Social.