O que é melhor: Malhar sozinho ou acompanhado?

Bem-estar Movimento
24 de Outubro, 2019
O que é melhor: Malhar sozinho ou acompanhado?

Se você é um lobo solitário na academia, pode querer mudar as coisas. Um estudo recente da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade New England, nos Estados Unidos, analisou o que é melhor: malhar sozinho ou acompanhado.

A pesquisa descobriu que pessoas que faziam exercícios em grupo relatavam menos estresse e maior qualidade de vida do que aquelas que se exercitam sozinhas. 

Para a análise, pesquisadores dividiram os estudantes de medicina em três grupos que adotaram diferentes tipos de condicionamento físico por 12 semanas. A equipe 1 teve pelo menos uma aula em grupo por semana. A equipe 2 trabalhou sozinha pelo menos duas vezes por semana. Já a equipe 3 não malhou. 

A cada quatro semanas, os alunos respondiam a uma pesquisa sobre seus níveis de estresse e qualidade de vida.

Malhar sozinho ou acompanhado: o resultado

Os resultados farão com que você se sinta melhor em se divertir acompanhada na academia. Os praticantes de atividades físicas em grupo (equipe 1) relataram níveis de estresse significativamente mais baixos e aumentaram a qualidade de vida física, mental e emocional. Enquanto isso, os integrantes da equipe 2 apenas mostraram um aumento na qualidade da vida. O grupo que não malhou não mostrou uma mudança significativa em nenhuma das medidas.

Embora a atividade física em grupo tenha o benefício adicional de reduzir o estresse, é importante observar que todos os que se exercitaram experimentaram um aumento na qualidade de vida. 

Leia também: Treino em casa: Acessórios que não podem faltar

O mais importante é se exercitar em geral. Mas, os aspectos sociais e de apoio de treinar acompanhado podem incentivar as pessoas a se esforçarem mais, ajudando-as a obter mais benefícios com a atividade física. 

Além disso, o benefício emocional do suporte experimentado em malhar com companhia pode durar o resto do dia.

Então, para quem está tendo um dia difícil, correr para se exercitar em turma pode ser a coisa perfeita para dar um dose extra de ânimo. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!