Maitê Proença diz que teve menopausa interrompida; é possível voltar a ter ciclos menstruais?
Na última semana, a atriz e apresentadora Maitê Proença, de 65 anos, compartilhou que teve a menopausa interrompida aos 50 anos ao viver um relacionamento com um ex-namorado que tinha uma vida sexualmente ativa.
“Foi o namorado mais hedonista que tive. Naquele momento, eu andava bastante desinteressada nisso, mas, como ele gostava de sexo e era muito bom nessa missão, a minha menopausa parou. E fiquei três anos com o relógio da menstruação de volta — conta a atriz. — Só depois que o larguei, veio a menopausa”.
Veja também: Angélica fala sobre menopausa precoce; o que é e o que esperar da fase?
Afinal, a menopausa pode ser interrompida, como no caso de Maitê Proença?
Segundo a médica ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, Dra. Mariana Rosário, a pausa pode ter relação com o vínculo amoroso. Contudo, ela indica que o fluxo menstrual pode ter normalizado em uma fase pré-menopausa, no climatério, período que indica transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva.
Nesse período, há uma diminuição das funções ovarianas, o que resulta em ciclos menstruais irregulares que passam a ter um espaçamento maior até pararem por completo. Assim, esse processo tende a começar a acontecer por volta dos 40 anos e pode se estender até os 65 anos de idade.
Portanto, a médica sugere que a atriz passava pelo climatério durante o relacionamento: “Provavelmente, ela estava nessa fase pré-menopausa, quando ainda não tinha zerado todos os folículos, tinha um ou outro ali ainda para ovular”.
“O relacionamento amoroso pode oferecer estímulos”
A médica explica ainda que um relacionamento amoroso pode fornecer estímulos ao corpo por meio da dopamina, serotonina, testosterona e estradiol, afetando a produção hormonal do organismo como um todo. Por isso, os ciclos menstruais podem voltar a normalizar.
“O cortisol é o hormônio do estresse que impede a produção hormonal completa. Então, quando a gente fica apaixonada, a gente tem a diminuição do cortisol, a gente fica menos estressada e melhora a produção hormonal. A gente tem a produção da ocitocina, que é o hormônio do amor, que estimula o útero também”.
“Consideramos menopausa depois de 1 ano seguido sem menstruar”, aponta a médica e enfatiza que após esse período, as chances de reverter o quadro são muito pequenas.
Fonte: Dra. Mariana Rosário, médica ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.