Má circulação nas pernas: exercícios e dicas para evitar
O sangue tem um papel muito importante na manutenção da temperatura do nosso corpo, sabia? Afinal, é ele quem leva o calor para os membros mais periféricos (como mãos e pés). No frio, os vasos por onde ele passa são mais exigidos, o que pode ser um problema para quem sofre com a má circulação nas pernas.
O cirurgião vascular Caio Focássio, de São Paulo, explica que as temperaturas baixas contraem as artérias em um fenômeno chamado vasoconstrição. Isso faz com que seja mais complicado levar o sangue para as extremidades. “E pode causar insuficiência arterial, principalmente em pacientes com a saúde vascular já comprometida”, fala o médico.
Portanto, é extremamente necessário manter os hábitos saudáveis no inverno e não abandonar os exercícios físicos, uma vez que o sobrepeso e outras condições pioram o quadro. “Diabetes, tabagismo e hipertensão tornam o processo de circulação mais lento. Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nessa época do ano”, alerta.
Risco de trombose
A má circulação nas pernas, se não cuidada e associada a fatores de risco, infelizmente pode evoluir para a trombose. Segundo Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a condição ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve no interior das veias das pernas devido à circulação inadequada, impedindo, assim, a passagem quase total do sangue.
“Em casos mais raros, o coágulo pode ainda se desprender da parede da veia e chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar que pode até resultar em morte”, diz.
Sintomas de má circulação nas pernas
O organismo costuma dar sinais de má circulação nas pernas ou em outras regiões. Dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, fadiga muscular e até paralisia são alguns deles.
Além disso, não é incomum o aparecimento de cãibras e manchas vermelhas ou azuladas, varizes e rachaduras nos calcanhares. A pele também costuma ficar mais ressecada e perder os pelos. Além disso, todos esses sintomas pioram depois de horas sentado ou em pé.
Leia também: Exercícios que diminuem o risco de desenvolver trombose
O que é bom para má circulação nas pernas?
Como já dito anteriormente, adotar um estilo de vida equilibrado, com uma dieta balanceada e atividade física, é muito importante para prevenir o problema. Contudo, algumas dicas podem ajudar. Caio Focássio elenca:
- Use roupas confortáveis e quentes e não deixe o corpo exposto ao frio;
- Evite peças justas (elas podem comprimir os músculos das pernas e da cintura);
- Consuma alimentos ricos em fibras, já que eles auxiliam a boa digestão e o controle do colesterol;
- Faça exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana — mesmo em casa;
- Evite o consumo de gorduras;
- Mantenha o controle adequado da pressão arterial;
- Beba muita água;
- Além disso, tenha cuidado ao usar meias elásticas sem orientação médica — em alguns casos, isso pode piorar a situação.
Remédio para má circulação nas pernas
Buscar ajuda médica é sempre importante, já que o tratamento pode ser feito também por meio de medicamentos e até cirurgia. Os anticoagulantes costumam ser os mais receitados, mas também existem aqueles naturais, como ginkgo biloba, casca de salgueiro, pimenta caiena, castanha da Índia e boldo.
Exercícios para má circulação nas pernas
A cirurgiã vascular Aline Lamaita sugere alguns movimentos simples que podem ser feitos em casa:
1 – Para fazer sentado
- Comece com os pés no chão;
- Em seguida, levante os calcanhares enquanto mantém as pontas no chão, permanecendo nessa posição por alguns minutos;
- Depois, coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés. Segure por alguns segundos e repita o alongamento algumas vezes.
2 – Círculos com os pés
- Comece sentado;
- Em seguida, levante os pés e faça movimentos circulares com eles por alguns segundos;
- Mude de direção: de fora para dentro, e de dentro para fora.
3 – Para fazer deitado
- Deite-se e abrace uma das pernas, trazendo o joelho o mais próximo possível do peito;
- Permaneça assim por alguns minutos, sempre trocando de perna.
4 – Caminhada
- Caminhe pela casa de tempos em tempos.