Líquen plano: conheça a condição que enfraquece as unhas e veja como tratar
Unhas fracas e quebradiças indicam que algo na saúde não anda bem. Entre as possíveis causas, encontramos a falta de vitaminas — algo que pode ser facilmente resolvido –, ou até mesmo indício de patologias mais sérias, como doenças pulmonares, hepáticas, psoríase e infecções fúngicas. No entanto, existem também as condições mais raras, como o líquen plano, doença que afeta predominantemente a pele e as unhas, causando o enfraquecimento e coceira recorrente. Saiba mais a seguir!
Veja também: O que as unhas revelam sobre a saúde: Saiba mais
Líquen plano: o que é?
O líquen plano é uma doença inflamatória ainda sem causa conhecida. Pode comprometer a pele, unhas, pelos, couro cabeludo, genitais e mucosa da boca com o enfraquecimento e pequenas erupções vermelhas ou roxas.
Mais frequente em mulheres de 30 a 60 anos, cada caso de líquen plano pode ter uma evolução específica e merece atenção médica para não evoluir para lesões maiores. A boa notícia, no entanto, é que a condição não é grave, não oferece riscos ao portador e também não é contagiosa. No entanto, o líquen tende a desaparecer de 1 a 2 anos, mas pode durar mais tempo se a boca tiver sido comprometida.
Especificamente nas unhas, a inflamação leva as unhas a um aspecto ressecado, descoloração e afinamento, o que aumenta os riscos, inclusive, de se perder as unhas devido ao comprometimento total.
Embora as causas do líquen ainda não sejam completamente esclarecidas, sabe-se que a reação pode ser causada por exposição a produtos químicos, metais, vírus da hepatite C, fatores de estresse ou medicamentos específicos, com base de quinidina ou quinacrina.
Sintomas de líquen plano
A seguir, veja as principais formas de manifestação da doença:
- Coceira frequente na área afetada (couro cabeludo, unhas ou mucosas);
- Bolhas e feridas na boca ou região genital;
- Dor no local da lesão;
- Unhas escuras, grossas e quebradiças;
- Corrimento vaginal;
- Queda de cabelo;
- Manchas com listras brancas;
- Manchas vermelhas ou roxas na pele;
- Por fim, bolhas achatadas.
Diagnóstico e tratamento
As lesões de líquen plano são características e podem ser facilmente identificadas por um médico dermatologista. Geralmente, as erupções se destacam pelo formato achatado e predominam nos punhos, genitais, pernas e unhas.
Por ser uma doença crônica e sazonal – o que significa que ela pode ter quadros recorrentes –, o líquen plano ainda não tem cura, mas o tratamento pode atenuar os sintomas mais incômodos como coceiras e ressecamento da pele. Portanto, quem tem a condição pode ter a indicação do uso de pomadas com corticoides e até remédios antialérgicos.
Referência: Manual MSD Saúde.