Lexa conta que sofreu amnésia dissociativa por Guimê; o que é isso?
Além da expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato ser um dos assuntos mais comentados da internet brasileira, outro destaque foi para Lexa. A reação da esposa de Guimê ao episódio e à importunação sexual cometida pelo cantor comoveu os internautas. Após o ocorrido, a cantora afirmou estar “no fundo do poço” e “sem chão”.
Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Lexa revelou teve uma espécie de “apagão” com toda a repercussão:
“No dia que tudo aconteceu [importunação sexual seguida da expulsão de Guimê], foi um choque de realidade pra mim. […] Por isso, naquele dia, minha mente entrou em blackout e tive uma crise de amnésia dissociativa (de acordo com os meus médicos) e só consegui lembrar algumas coisas agora”, disse a artista ao jornal.
Veja também: Por que a exaustão atinge mais as mulheres?
O que é amnésia dissociativa, que Lexa afirmou ter sofrido?
Fãs e curiosos ficaram intrigados com o termo mencionado por Lexa. Afinal, o que é amnésia dissociativa?
Basicamente, a condição ocorre quando você não consegue se lembrar de certos eventos e informações. Tal esquecimento pode limitar-se a um determinados fato específico — como foi o caso de Lexa — ou pode envolver mais acontecimentos.
A perda de memória pode ser temporária, por alguns minutos de duração ou se prolongar por meses ou até anos.
O que causa o problema?
De forma geral, o lapso pode se manifestar após encarar um trauma, que pode ser físico ou psicológico. No primeiro caso, o indivíduo normalmente sofre uma lesão no sistema nervoso, que ocasiona na amnésia dissociativa.
Por sua vez, o trauma psicológico está relacionado a uma situação estressante, um baque emocional que causa confusão mental na pessoa. Por exemplo, guerras, brigas de família, perda de entes queridos.
É justamente o que ocorreu com Lexa, que se deparou com as atitudes inconvenientes do marido em rede nacional e a saída do BBB como punição pelo ato. Assim, todo o contexto a deixou exposta a comentários e críticas.
Contudo, o choque emocional da cantora durou poucos dias. Agora, ela está se lembrando aos poucos de alguns momentos que a deixaram psicologicamente abalada.
Uma curiosidade sobre a amnésia dissociativa é sua incidência. A condição costuma ser rara e afeta mais as mulheres do que os homens.
No entanto, dependendo da intensidade do trauma (tanto físico como o psicológico), o indivíduo pode desenvolver um transtorno ainda mais raro: a fuga dissociativa.
Como resultado, a pessoa é capaz de se esquecer totalmente de quem é, com uma perda de memória ainda mais significativa e duradoura do que a amnésia dissociativa.
Condição de Lexa exige acompanhamento médico
Embora tenha sido breve, a artista precisará de apoio psicológico para lidar com o trauma e seguir com a vida. Afinal, terá que se fortalecer mentalmente para “digerir” a situação com o ex-marido, MC Guimê.
O suporte profissional serve para todos os indivíduos que passam pelo transtorno, seja ele curto ou não. Além disso, o auxílio de família, amigos e uso de medicamentos controlados.
Logo após um abalo do tipo, é comum que pacientes desenvolvam distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão.
Referências: MSD Manuals; Cleveland Clinic; e Mayo Clinic.