Lettering: Os benefícios do hobby para a mente
Existem diversas maneiras de distrair a mente e trazer bem-estar para o dia a dia, principalmente através de hobbies. Um hobby que vem sendo cada vez mais utilizado pelas pessoas é o lettering. Assim, o melhor de tudo é que para praticá-lo você precisa apenas de papel, canetas, marcadores de textos coloridos, e muita atenção e criatividade.
Ao contrário da caligrafia, a prática do lettering consiste em desenhar as letras livremente, podendo unir a escrita e a ilustração. Ou seja, o intuito é criar estilos de fontes diferentes e sempre aprimorá-los.
O lettering é uma atividade terapêutica e ótima para aliviar os sintomas da ansiedade. Isso porque durante a atividade, é necessário manter o foco apenas no presente.
O Brasil é um dos países com mais pessoas ansiosas, segundo relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pouco mais de 9% da população é afetada pela ansiedade, o triplo da média mundial.
Benefícios do lettering
Esse hobby pode trazer diversos benefícios para a saúde mental, veja alguns deles:
Traz relaxamento
Lettering pode ser uma ferramenta útil para diminuir o estresse e a tensão diária, especialmente em tempos de pandemia.
Além disso, permite que você passe um tempo sozinho e trabalhe o autoconhecimento, dedicando-se a si mesmo e a algo que você gosta.
Leia também: Aprender uma nova língua pode melhorar a saúde do cérebro
Desenvolvimento de habilidades
Um dos grandes benefícios do lettering é o desenvolvimento de diversas habilidades. Como por exemplo, a coordenação motora, visto que essa atividade demanda muito esforço das mãos e dedos.
Em primeiro lugar, durante a prática, você deve dedicar o seu tempo para ir treinando cada tipo de traço em cada letra, até que isso se torne fácil.
Leia também: 4 passos para ter uma vida com mais bem-estar
Lettering trabalha a criatividade
A criatividade é uma das habilidades mais trabalhadas nessa prática. Isso porque o objetivo da técnica é criar traços diferentes e coloridos. Portanto, o processo de criação, seleção de cores, traços e tipografia te ajudará a ser mais criativo.
Leia também: Ansiedade: Como ela pode afetar a memória