Jojo Todynho celebra conquistas com perda de peso; como manter o foco?
Determinada a vencer a obesidade, Jojo Todynho já emagreceu 24 kg e celebra todas as conquistas e também fala dos percalços do processo. Nesta semana, a cantora falou que está muito satisfeita por conseguir fazer coisas que, para quem não possui obesidade, são supérfluas.
” Tipo amarrar o cadarço, eu não conseguia. Subir escada, eu não conseguia subir a escada da minha casa”, disse em stories do Instagram.
Veja também: Os principais tratamentos para obesidade e a importância deles
Jojo Todynho celebra conquistas, mesmo as simples. Por que isso importa para o tratamento da obesidade?
Quem convive com a obesidade sabe o quanto é difícil ter acesso a um tratamento digno e sem julgamentos. Infelizmente, a gordofobia e a falta de estrutura adequada para atender pessoas com a doença crônica atrapalham muito os cuidados e o acompanhamento.
Assim, quando o indivíduo consegue realizar um bom tratamento, percebe que precisa ter paciência, disciplina e, sobretudo, motivação para seguir em frente. Afinal, mudar os hábitos leva tempo, e os resultados não são imediatos.
Além disso, se existem outras doenças envolvidas, como a esteatose hepática, diabetes e hipertensão, o paciente precisa de cuidados redobrados.
Faça um diário com as mudanças
Toda essa jornada pode se tornar cansativa — logo, focar nos pequenos progressos pode ser uma estratégia para se manter no controle.
É o caso de Jojo Todynho, que celebra as conquistas e não se deixa abalar pelos comentários de que sua aparência continua a mesma. Só quem está fazendo um tratamento do tipo que consegue perceber as mudanças surgindo no dia a dia.
Assim, uma maneira de registrar a evolução pode ser por meio de um diário. Por exemplo, você pode escrever todos os dias ou semanalmente sobre o que notou de melhorias na saúde. Mais fôlego, melhora do sono, mais disposição para fazer as atividades…
Portanto, pode ser qualquer tipo de avanço — a intenção é se preocupar menos com os quilos perdidos e mais com os benefícios da transformação dos hábitos.
Pesquise sobre os benefícios de apostar no tratamento contínuo
Mudar a silhueta certamente é uma boa consequência do emagrecimento. No entanto, se agarrar somente a ela pode desanimar a longo prazo. Dependendo do grau da obesidade, o caminho para uma mudança perceptível pode levar muitos meses. Então, que tal colocar no topo da lista outras vantagens?
A primeira delas é a própria reeducação alimentar e a adesão aos exercícios físicos. Mesmo depois da perda de peso, são práticas que devem permanecer por toda a vida. A obesidade é uma doença crônica: portanto, você precisará ter um estilo de vida saudável e perene.
Como resultado, ao adotar essa postura, fica mais fácil de lidar com adversidades. Para reforçar o compromisso com sua saúde, busque pelos benefícios que a perda de peso lhe trará. Aqui, listamos alguns:
- Mais autonomia para realizar tarefas.
- Melhora da autoestima.
- Redução dos níveis de colesterol, assim como controle do diabetes e da hipertensão, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
- Energia para se dedicar a novas atividades. Por exemplo: fazer uma viagem, sair mais com os amigos…
- Qualidade nos relacionamentos íntimos com a melhora da libido.
- Por fim, mais prazer para manter hábitos bons — as escolhas no prato se tornam mais nutritivas com menos esforço, assim como se exercitar.