Jogar videogames pode ser bom para a saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
25 de Novembro, 2020
Jogar videogames pode ser bom para a saúde mental

Além de ser um hobby tanto para crianças e adolescentes quanto adultos, jogar videogames também pode trazer benefícios para a saúde mental, de acordo com estudo feito pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Dessa maneira, os resultados mostram o contrário do pensamento de muitos, que associam o tempo gasto nos videogames como um vício e prejuízo para a saúde mental.

Isso porque o vício em jogos de videogames pode trazer diversos malefícios para os indivíduos, como o aumento do risco de desenvolver distúrbios mentais.

Jogar videogames x saúde mental: O que diz a pesquisa

O estudo se concentrou em jogos como “Animal Crossing” da Nintendo e “Plants vs. Zombies” da Electronic Arts e contou com a participação de 3.274 pessoas com mais de 18 anos.

Assim, os pesquisadores também contaram com dados oferecidos pela Nintendo, sobre o tempo gasto nos jogos. Já a Electronic Arts, disponibilizou informações de desempenho do jogo, incluindo conquistas e quais emoticons eram utilizados pelos jogadores.

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Por fim, os participantes relataram sobre como estavam se sentindo enquanto jogavam.  Assim, os pesquisadores descobriram que pessoas que passam mais tempo jogando videogames tendem a relatar um maior “bem-estar” geral.

Segundo os autores da pesquisa, parte dos resultados surgiram pelo fato de os jogos serem uma alternativa ao convívio social durante a devido a pandemia do novo coronavírus. 

“Nossos resultados são a favor da ideia de que os jogos online oferecem uma alternativa satisfatória aos encontros frente a frente neste momento excepcional” afirma Matti Vuorre, um dos autores do estudo.

Atividades para fazer durante a pandemia

Além de jogar videogames, existem diversas outras atividades que podem ajudar a beneficiar sua saúde mental durante esse período tão difícil. 

Os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde física e mental em forma, pois além de combater o sedentarismo reduz os níveis de estresse

Ainda, yoga e meditação também são formas de relaxar e ocupar a mente, ajudando a buscar o autoconhecimento.  

Leia também: Como melhorar o humor durante a pandemia de coronavírus

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros