Jeremy Renner, o ‘Gavião Arqueiro’, sofre acidente e tem trauma torácico
O ator Jeremy Renner, conhecido por interpretar o Gavião Arqueiro em “Os Vingadores”, da Marvel, está internado em estado crítico, mas estável, nos Estados Unidos. O astro sofreu um acidente enquanto ajudava um carro atolado na neve no último domingo (1).
De acordo com Hillary Schieve, prefeita de Reno, cidade onde Jeremy mora, o ator foi atropelado por um snowcat – máquina responsável por limpar a neve das pistas. Testemunhas relataram que ele tentava abrir caminho na estrada para um carro passar, quando o veículo passou por cima de uma de suas pernas.
Após ser levado às pressas para um hospital, de helicóptero, Renner, de 52 anos, precisou passar por duas cirurgias.
Segundo a CNN, o astro sofreu trauma torácico contuso e lesões ortopédicas, e permanece na UTI.
Acidente de Jeremy Renner: o que é trauma torácico?
Basicamente, trauma torácico é qualquer tipo de lesão física que ocorre no peito, incluindo costelas, coração e pulmão. Dessa maneira, em muitos casos pode levar à morte. Uma pesquisa publicada na revista científica StatePearls afirmou que o problema é responsável por até 35% das mortes por trauma nos Estados Unidos.
O trauma torácico pode ser causado por fatores contusos, como acidente de carro e quedas em geral ou penetrantes, incluindo facada e tiro, por exemplo.
Na maioria dos casos a respiração pode ser comprometida e agravar ainda mais o quadro clínico. Além disso, a circulação sanguínea também pode ser prejudicada por conta do sangramento e diminuição do retorno venoso, provocando choque.
Leia também: Cigarro eletrônico: O que você precisa saber
Tratamento
O tratamento irá depender do tipo de lesão. Quando o paciente chega ao hospital, a equipe médica deve estar preparada para lidar com a situação e avaliar se as lesões apresentam risco de vida. Mas, geralmente, os pacientes com dificuldade para respirar são imediatamente intubados na UTI para controlar a respiração.
Se houver pneumotórax, presença de ar nos pulmões, é necessário realizar a drenagem torácica. Os médicos também podem optar por ventilação mecânica, punção descompressiva e fisioterapia respiratória.
Referências: Manual MSD, CNN e National Library of Medicine