Jardinagem pode aliviar o sentimento de solidão
Além de deixar o seu quintal mais bonito e decorado, a jardinagem pode reduzir os sintomas de solidão, segundo um estudo divulgado pela Sociedade Real de Horticultura inglesa.
Jardinagem pode ser vista como uma atividade profissional ou como passatempo, podendo ser adequada a diferentes espaços. Ao contrário do pensamento de alguns, para praticá-la não é preciso ter um grande espaço verde. Você pode utilizar pequenos espaços pequenos, como vasos e paneis, até mesmo dentro de casa.
Assim, segundo o estudo, quem sofre de solidão ou depressão pode encontrar um apoio na jardinagem. Isso porque, de acordo com os autores da pesquisa, um jardim é uma daquelas coisas que podem dar às pessoas propósito e esperança.
Leia também: Como tornar seu lar mais tranquilo para 2020
A solidão é uma realidade para muitas pessoas. Alguns pode passar dias, semanas e meses sem conversar com amigos e familiares. Assim, sofrem sozinhos, e isso pode levar ao uso indevido de drogas, alcoolismo, distúrbios alimentares, doenças cardíacas, derrames e demência vascular.
Leia também: Horta em casa: Cultive temperos e hortaliças
Benefícios
Confira alguns dos benefícios da jardinagem para sua saúde mental:
- Reduz o estresse e ansiedade: Jardinar no final de um dia agitado pode reduzir os níveis de estresse e fadiga mental.
- Faz bem para o coração e combate a diabetes: A jardinagem pode manter você ativo e reduz os níveis de estresse, ou seja, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outras doenças. Além disso, comer os alimentos nutritivos que você cultiva é uma boa opção para a saúde do coração também.
- Ajuda a dormir melhor: Passar um tempo no jardim pode melhorar a qualidade do sono. Ao reduzir o estresse e níveis de ansiedade, você poderá adormecer mais facilmente e ter uma noite mais agradável.