Japamala: Saiba o que é e como usar

Bem-estar Equilíbrio
03 de Março, 2020
Japamala: Saiba o que é e como usar

Apesar do nome inusitado, um japamala nada mais é que um simples cordão de contas, utilizado em práticas espirituais, principalmente yoga e meditação

O termo “japa” significa sussurrar, rezar e “mala” significa cordão, terço, ou seja, o significado, que tem origem no sânscrito, é “objeto que reúne energias espirituais”. Sua principal função é contar mantras, orações ou intenções. Além disso, também pode ser usados para respirações ou em uma meditação de gratidão. 

Geralmente, um japamala contém 108 contas. Ele costuma ser comprido o suficiente para ser usado como colar. Existem dúvidas sobre o número de bolinhas, mas q quantidade 108 foi escolhida por ter um significado poderoso na ciência e espiritualidade da Índia:

  • Existem 108 letras no alfabeto sânscrito;
  • Na tradição de Yoga foram encontrados 108 textos sagrados;
  • Na Índia existem 108 locais sagrados;
  • A acupuntura utiliza 108 pontos do nosso corpo;
  • Na prática de Yoga tântrico, 108 linhas de energia são descritas por todo o corpo e todas convergem e se conectam ao chakra do coração.

Como usar o japamala

japamala

Você deverá se sentar com a coluna ereta e olhos fechados.  Em seguida, segure o seu japamala na mão direita e deixe que ele escorregue sobre o dedo do meio. O dedo indicador não deve tocar as bolinhas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos mantras. 

Puxe as miçangas do cordão sempre em sua direção, uma a uma, entre seu dedo polegar e o do meio, usando seu polegar para “contar” e puxar cada bolinha. Assim, estique levemente, enquanto recita o mantra escolhido, e mova para a próxima bolinha, até completar todas, entoando o mantra escolhido por 108 vezes seguidas ou mais.

Dessa forma, caso deseje repetir um outro mantra em seguida, comece a contagem no sentido contrário ao que acabou de fazer. Lembre-se de nunca passar por cima da pedra maior. 

Benefícios

  • Aumenta o foco durante uma meditação com mantras.
  • É uma ferramenta prática e eficiente para contagem.
  • O contato físico da pessoa com as miçangas permite a transmissão de energia.
  • Ter um japamala pode te ajudar no processo de determinação dos seus objetivos e busca espiritual do seu propósito.
  • Pode servir como um lembrete para os seus objetivos e propósito. Pode também ser usado como uma recompensa ou símbolo de cumprimento de uma tarefa difícil.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!