Ivermectina não combate a dengue. Veja o que fazer
Circulam nas redes sociais mensagens que alegam que ivermectina pode ser usada para prevenção ou tratamento da dengue. No entanto, o Ministério da Saúde alerta em suas redes sociais que a ivermectina não é eficaz no combate à dengue. “Ao notar os sintomas, procure uma unidade de saúde e faça o tratamento adequado indicado pelo profissional de saúde.” Além disso, a pasta também afirma que não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da doença.
Em 2023, os casos de dengue aumentaram 15,8% em comparação com 2022, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram 1,6 milhão de casos, em comparação com 1,3 milhão no ano anterior. Ainda em 2023, o país registrou o maior número de mortes por dengue em um único ano, com 1.079 óbitos confirmados até 27 de dezembro. Por isso, seguir com medidas que promovem a prevenção da dengue é fundamental.
Leia mais: Repelentes caseiros ajudam na luta contra a dengue?
Ivermectina não combate a dengue. Como combatê-la?
Agora que já se sabe que é fake que a ivermectina não combate a dengue, você sabe qual é a maneira mais adequada de lidar com a doença? Segundo especialistas, o tratamento foca principalmente em manter uma hidratação adequada e administrar medicamentos para aliviar os sintomas, como febre e dor, devido à ausência de um tratamento antiviral específico para esta doença.
Além disso, medidas preventivas contra a picada do mosquito Aedes, transmissor da dengue, são fundamentais, incluindo o uso de repelentes e eliminação de locais de reprodução do mosquito.
Como fazer a prevenção da dengue em casa
A dengue pode matar, mas a sua prevenção pode começar com tarefas simples em casa. Galoro conta que é preciso prestar muita atenção em recipientes úmidos, afinal, o Aedes aegypti costuma colocar seus ovos nestes locais. Dessa forma, o médico indica manter uma rotina de cuidados dentro de casa. Para isso, observe com atenção os quintais, evitando o acúmulo de água em pneus, calhas, vasos, pratos de plantas, caixas d’água descobertas, entre outros.
Leia mais: Gripe ou dengue: saiba como diferenciar os sintomas