Inalação em casa: benefícios e como fazer

Saúde
07 de Junho, 2023
Inalação em casa: benefícios e como fazer

Respirar é algo tão natural para nós que muitas vezes nem percebemos o quão precioso é, até enfrentarmos uma crise respiratória. Junto com a falta de ar, outros sintomas como a coriza, tosse e espirros, podem afetar o nosso bem-estar, além de serem um tanto incômodos. Por sorte, há uma solução simples e eficaz ao alcance das mãos: a inalação em casa.

Principalmente nesta época do ano, quando as alergias e os problemas respiratórios estão mais presentes, os inaladores podem ser verdadeiros aliados na busca por alívio dos sintomas e recuperação da crise respiratória. 

De acordo com a médica pneumologista Michelle Andreata a inalação é indicada nesse período mais frio e mais seco do ano: “É nessa época que temos doenças e problemas que afetam as vias e o sistema respiratório”. 

Veja também: Asma no frio: por que as crises aumentam nesta época do ano?

Benefícios da inalação em casa

Os efeitos da inalação são mais rápidos devido a administração direta de medicamentos nas vias aéreas, o que possibilita uma ação mais eficaz na redução dos sintomas. Além disso, os inaladores também ajudam a dilatar os brônquios, reduzindo a inflamação. 

Outro ponto positivo é que a maioria dos dispositivos de inalação são portáteis e fáceis de usar em casa. Isso proporciona conveniência e flexibilidade no tratamento, permitindo que as pessoas realizem a inalação em casa, de acordo com sua programação e necessidades individuais.

Dicas de como utilizar o inalador em crises respiratórias

1 – Inalação em casa: Escolha o equipamento correto 

Escolher o equipamento certo e de qualidade é o primeiro passo para obter os resultados da inalação. Por isso, antes de realizar a compra, atente-se à adaptação do inalador aos medicamentos utilizados e facilidade de uso. Você também pode consultar o seu médico sobre a opção mais interessante para o seu caso.  

2 – Limpe o equipamento 

Antes e depois de cada uso, o inalador deve ser bem limpo e higienizado para prevenir contaminações ou baixa da eficácia. Então, verifique as recomendações do fabricante para mantê-lo sempre em condições seguras de uso. Além disso, antes mesmo de iniciar o procedimento, lave bem as mãos para evitar a introdução de germes e bactérias no equipamento. 

3 – Inalação em casa: prepare a solução corretamente

Se o uso do inalador for além de soros fisiológicos, é necessário ter cuidado com a quantidade de medicação utilizada no equipamento. Por esse motivo, siga atentamente a orientação médica para utilizar o inalador da maneira mais adequada.

Vale ressaltar que a inalação apenas com soro fisiológico não necessita de prescrição médica, mas também não deve ser feita em excesso. Recomenda-se utilizar o inalador até 4 vezes por dia no máximo e quando necessário. 

Lembre-se, a automedicação pode acarretar em consequências negativas para a saúde, já que cada pessoa possui necessidades individuais, e apenas um profissional de saúde poderá avaliar sua condição respiratória, histórico médico e prescrever a dose apropriada para o tratamento.

4 – Opte por fazer a inalação em um lugar tranquilo 

Seja no quarto ou na sala, certifique-se de reservar um lugar calmo e sem interrupções para realizar a inalação. Neste momento, tente se concentrar apenas na sua respiração e no procedimento. Evite distrações como celulares, televisão ou conversas que possam atrapalhar o processo.

5 – Respeite o tempo de inalação

Siga o tempo recomendado para cada sessão de inalação. Geralmente, varia de 5 a 15 minutos, mas pode depender do medicamento e das orientações do seu médico.

Confira a Campanha de Inverno.

Fonte: Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite