Inalação em casa: benefícios e como fazer
Respirar é algo tão natural para nós que muitas vezes nem percebemos o quão precioso é, até enfrentarmos uma crise respiratória. Junto com a falta de ar, outros sintomas como a coriza, tosse e espirros, podem afetar o nosso bem-estar, além de serem um tanto incômodos. Por sorte, há uma solução simples e eficaz ao alcance das mãos: a inalação em casa.
Principalmente nesta época do ano, quando as alergias e os problemas respiratórios estão mais presentes, os inaladores podem ser verdadeiros aliados na busca por alívio dos sintomas e recuperação da crise respiratória.
De acordo com a médica pneumologista Michelle Andreata a inalação é indicada nesse período mais frio e mais seco do ano: “É nessa época que temos doenças e problemas que afetam as vias e o sistema respiratório”.
Veja também: Asma no frio: por que as crises aumentam nesta época do ano?
Benefícios da inalação em casa
Os efeitos da inalação são mais rápidos devido a administração direta de medicamentos nas vias aéreas, o que possibilita uma ação mais eficaz na redução dos sintomas. Além disso, os inaladores também ajudam a dilatar os brônquios, reduzindo a inflamação.
Outro ponto positivo é que a maioria dos dispositivos de inalação são portáteis e fáceis de usar em casa. Isso proporciona conveniência e flexibilidade no tratamento, permitindo que as pessoas realizem a inalação em casa, de acordo com sua programação e necessidades individuais.
Dicas de como utilizar o inalador em crises respiratórias
1 – Inalação em casa: Escolha o equipamento correto
Escolher o equipamento certo e de qualidade é o primeiro passo para obter os resultados da inalação. Por isso, antes de realizar a compra, atente-se à adaptação do inalador aos medicamentos utilizados e facilidade de uso. Você também pode consultar o seu médico sobre a opção mais interessante para o seu caso.
2 – Limpe o equipamento
Antes e depois de cada uso, o inalador deve ser bem limpo e higienizado para prevenir contaminações ou baixa da eficácia. Então, verifique as recomendações do fabricante para mantê-lo sempre em condições seguras de uso. Além disso, antes mesmo de iniciar o procedimento, lave bem as mãos para evitar a introdução de germes e bactérias no equipamento.
3 – Inalação em casa: prepare a solução corretamente
Se o uso do inalador for além de soros fisiológicos, é necessário ter cuidado com a quantidade de medicação utilizada no equipamento. Por esse motivo, siga atentamente a orientação médica para utilizar o inalador da maneira mais adequada.
Vale ressaltar que a inalação apenas com soro fisiológico não necessita de prescrição médica, mas também não deve ser feita em excesso. Recomenda-se utilizar o inalador até 4 vezes por dia no máximo e quando necessário.
Lembre-se, a automedicação pode acarretar em consequências negativas para a saúde, já que cada pessoa possui necessidades individuais, e apenas um profissional de saúde poderá avaliar sua condição respiratória, histórico médico e prescrever a dose apropriada para o tratamento.
4 – Opte por fazer a inalação em um lugar tranquilo
Seja no quarto ou na sala, certifique-se de reservar um lugar calmo e sem interrupções para realizar a inalação. Neste momento, tente se concentrar apenas na sua respiração e no procedimento. Evite distrações como celulares, televisão ou conversas que possam atrapalhar o processo.
5 – Respeite o tempo de inalação
Siga o tempo recomendado para cada sessão de inalação. Geralmente, varia de 5 a 15 minutos, mas pode depender do medicamento e das orientações do seu médico.
Confira a Campanha de Inverno.
Fonte: Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar.