A importância do silêncio para a saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
15 de Setembro, 2020
A importância do silêncio para a saúde mental

Nos dias de hoje pode ser difícil encontrar um ambiente silêncio. Isso porque ouvimos constantemente barulhos de trânsito, sirene, vozes, ruídos, televisão entre outros. Esses barulhos têm efeito direto em nosso desempenho, saúde mental e humor. Por isso, o silêncio de tempos em tempos é fundamental para a saúde mental e pode trazer diversos benefícios, pois nosso cérebro precisa de uma “pausa”.

Um estudo publicado na revista Brain Structure and Function, feito em ratos, mostrou o efeito do silêncio sobre  o cérebro deles. Os pesquisadores descobriram que quando os ratos foram expostos a duas horas de silêncio diário, foram desenvolvidas novas células numa região do cérebro associada à memória, emoção e aprendizagem. Saiba quais são os benefícios do silêncio para a mente: 

Alivia o estresse

O excesso de ruídos pode ter um efeito negativo na nossa mente, resultando em níveis elevados de estresse. Já o silêncio, no entanto, tem o efeito oposto: ajuda a liberar a tensão na mente e no corpo.

Segundo um estudo publicado na revista Heart descobriu que dois minutos de silêncio podem ter ainda um efeito mais calmante do que ouvir música calma.

Leia também: Como colocar a meditação na rotina

Traz autoconhecimento 

Com o silêncio, você é capaz de melhorar o autoconhecimento. Pois, durante esse momento é mais fácil ter um tempo de reflexão. Além disso, a falta de som ajuda o cérebro a descansar, o que contribui para assimilar melhor as questões internas e externas.

Ajuda a ficar longe das telas

Quando surge uma notificação no celular ou no computador, corremos para ver, é normal. Assim, as horas navegando nas redes sociais só aumentam. Contudo, em vez de encontrar satisfação, geralmente essa forma de ruído gera ansiedade e sentimentos negativos. Portanto, o silêncio é fundamental nesse processo. Com ele, entramos em contato com nós mesmos.

Leia também: Meditação zazen: O que é e como praticar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia