Icterícia neonatal: o que é, causas e tratamento

Gravidez e maternidade Saúde
16 de Dezembro, 2021
Icterícia neonatal: o que é, causas e tratamento

A icterícia, também conhecida como icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia neonatal, é o termo usado para descrever a coloração amarelada na pele, mucosas e também nos olhos de bebês recém-nascidos. A condição é causada pelo aumento na concentração e pigmentação de bilirrubina no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é um dos sinais mais frequentes no período neonatal, aparecendo de cerca de 60 a 80% dos recém-nascidos (RN). 

Geralmente, a condição acontece ainda na primeira semana de vida, quando o fígado ainda é pouco desenvolvido e incapaz de metabolizar a substância encontrada na bile. Conheça agora as causas, sintomas e tratamento da icterícia.

Leia mais: Doenças do recém-nascido: 4 condições que merecem atenção

Causas da icterícia

A mudança na cor da pele do bebê pode acontecer por conta de doenças sanguíneas, como as anemias falciforme e hemolítica, por exemplo. A incompatibilidade do sangue do bebê com o da mãe também pode ser uma das causas. Por fim, o consumo do leite materno também pode ser uma das causas da icterícia neonatal. 

Doenças do fígado, como síndrome de Crigler-Najjar, síndrome de Gilber e doença de Gaucher, além de doenças congênitas e infecções durante a gravidez, também podem interferir no metabolismo da bilirrubina, causando dessa forma a icterícia.

Leia mais: Cordão umbilical: saiba o que é e como cuidar nos primeiros dias do bebê

Diagnóstico

Para diagnosticar a icterícia, o pediatra realiza um exame físico na criança que identifica a coloração amarelada no corpo. Com o auxílio desse exame, o especialista consegue escolher o melhor tratamento. Além disso, o médico também pode solicitar uma análise mais profunda do sangue, com exames que incluem teste do pezinho, dosagem de glicose, tipagem sanguínea da mãe e dosagem de bilirrubina. 

Tratamento da icterícia neonatal

A fototerapia é o principal tratamento para icterícia no bebê. Portanto, para realizá-la, a criança deve estar em um bercinho apenas de fralda para ser exposta a uma luz especial. Dessa forma, as ondas absorvem a bilirrubina em excesso e controlam a concentração no sangue. 

Os olhos do bebê recebem proteção durante o procedimento com uma máscara protetora. O tempo de tratamento varia de acordo com idade e peso do recém-nascido. No entanto, independetemente da causa da icterícia neonatal, o tratamento deve ser feito o quanto antes. Por fim, se a causa estiver ligada a uma doença específica, o tratamento deve ser orientado pelo pediatra, incluindo antibióticos, corticóides, hormonioterapia ou transfusão.

Leia mais: Acne neonatal: O que é e como tratar?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte