Ibuprofeno e codeína: combinação prolongada pode causar morte, alerta órgão europeu
Um alerta divulgado pelo Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamento (EMA) revelou que o uso prolongado de ibuprofeno e codeína pode levar à morte. Além disso, a combinação também causa problemas renais.
De acordo com o órgão europeu, a mistura de codeína (opióide com efeito analgésico e sedativo) com ibuprofeno (anti-inflamatório) pode gerar dependência e abuso devido ao componente da droga. O alerta ainda afirma que a junção dos dois medicamentos têm ligação com diversos casos de toxidades renais, gastrointestinais e metabólicas. Sendo assim, em alguns casos, levou pacientes à morte.
Leia também: Minoxidil: Anvisa contraindica medicamento para queda de cabelo
Ibuprofeno e codeína: por que os riscos acontecem?
No continente europeu, as duas drogas em questão podem fazer parte de um único medicamento. No Brasil, essa combinação única de remédios não acontece. O ibuprofeno e codeína são usados para tratar dor e podem ser encontrados em farmácias com ou sem a prescrição de receitas. A ressalva, no entanto, foi feita para casos de doses altas ou uso excessivo.
“Em doses superiores às recomendadas ou durante um período de tempo prolongado, a codeína com ibuprofeno pode causar danos nos rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina (acidose tubular renal)”, afirma o aviso da EMA.
Ainda de acordo com a agência, o mau funcionamento do rim pode causar níveis muito abaixo de potássio no sangue (hipocalemia). Como consequência, pode gerar sintomas como fraqueza muscular e tontura.
Após uma análise dos casos, a EMA divulgou um comunicado solicitando a alteração do prospecto do ibuprofeno e codeína. Além disso, a agência ressaltou que enviará as recomendações às autoridades nacionais da União Europeia sobre a necessidade de comunicação adicional sobre o uso da combinação.
Leia também: Antidepressivos na gravidez não atrapalham desenvolvimento do bebê